Panorama internacional: como é o abastecimento nos EUA

O consumo de combustível em países estrangeiros pode bastante se assemelhar à postura brasileira, mas cada um segue suas peculiaridades. Uma das novidades mais controversas é da Califórnia, estado dos Estados Unidos, que estabeleceu uma lei com o propósito de diminuir a emissão de dióxido de carbono, promovendo a adoção de veículos movidos a eletricidade e hidrogênio até 2045.

Além da Califórnia, o Reino Unido também enfrenta uma situação similar, com a proibição da venda de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2035; o mesmo ocorre na Alemanha, porém até 2030. Mudanças desse tipo transformam a visão a longo prazo, mas por ora o panorama envolve um incremento no consumo de combustíveis, tanto no Brasil quanto em outros países das Américas.

As refinarias dos Estados Unidos entendem e acenam a essa demanda, especialmente de diesel, o que ajuda a recuperar a economia norte-americana, devido a sua relevância.

Por outro lado, o Brasil, que é o maior comprador de diesel na América Latina, subiu os níveis após o início da pandemia, o que trouxe indicativos positivos, mesmo em um cenário econômico conturbado.

Dentro do cenário internacional, os Estados Unidos utilizam cerca de 20 milhões de barris de petróleo por dia, o que em média corresponde a 1,51 bilhão de litros de gasolina diariamente (uma simples comparação com o Brasil, que consome em média 25 bilhões de litros por ano). 

Esse número, ainda alto perante os esforços de redução de consumo, exige um gerenciamento mais eficiente por parte dos administradores e empresários de logística e transporte nos Estados Unidos.

Um dos setores que merece destaque nos Estados Unidos é o das empresas distribuidoras de combustível. O planejamento de entrega e controle da distribuição precisa abranger o máximo de localidades possível sem comprometer a efetividade e os prazos. 

Preparamos esse artigo para trazer um panorama do cenário internacional dentro do segmento de abastecimento e apresentar a Link2Pump, ramificação internacional da CTA Smart, que atua nos Estados Unidos com essa finalidade específica, com foco na ampliação do uso de dados e informações para todas as operações, proporcionando uma visão mais transparente e crucial do consumo de combustível para embasar decisões estratégicas.

Guerra entre Rússia e Ucrânia, quais os impactos no preço do combustível?

Dentro de um cenário de guerra entre Rússia e Ucrânia, o preço do petróleo aumentou consideravelmente ao redor do mundo. A relevância da Rússia na produção e exportação de petróleo é um dos principais fatores que contribui para o impacto nos preços do barril.

O conflito no Leste Europeu teve repercussões diretas nos valores do barril de petróleo. No mercado britânico, o preço do barril chegou a ficar na casa dos US$ 110, nível não observado desde 2014. Essa variação nos preços acontece à medida que crescem as preocupações de que as sanções, direcionadas à Rússia, possam prejudicar o fornecimento global de energia.

Vale mencionar que em 2014, houve um recorde anterior no preço do petróleo, que coincidiu com um evento geopolítico envolvendo a Rússia, quando ocorreu a anexação da Crimeia à Rússia. A invasão russa à Ucrânia também levou ao aumento dos preços do petróleo devido às preocupações com a oferta de energia.

Mesmo antes do conflito na Ucrânia, a oferta global de petróleo já não conseguia acompanhar a demanda, à medida que as restrições relacionadas à pandemia da Covid-19 eram relaxadas.

As sanções impostas à Rússia tiveram um impacto negativo na logística e na compra do petróleo do país. Isso levou as refinarias a recusarem a compra do produto, enquanto os bancos deixaram de financiar o transporte de commodities. O risco de ataques a navios e tripulações no Mar Negro também contribuiu para afastar possíveis negócios.

Com o aumento dos preços do petróleo, os Estados Unidos e outros grandes consumidores anunciaram a liberação de estoques de emergência na tentativa de aliviar o impacto nos preços. A OPEP+ também concordou em aumentar a produção de petróleo para tentar equilibrar a situação.

Os especialistas acreditam que os preços do petróleo continuarão a variar enquanto o conflito persistir. A dependência de países europeus em relação ao petróleo russo intensificou-se nos últimos anos, o que também contribuiu para a pressão inflacionária.

Rússia Supera EUA como Principal Fornecedor de Diesel para o Brasil

De acordo com o artigo da Valor Econômico, o aumento das importações de diesel da Rússia pelo Brasil superou os dos Estados Unidos. Esse aumento é temporário devido à instabilidade econômica russa. Sanções após o conflito com a Ucrânia levaram a Rússia a redirecionar suas vendas para países como Brasil, Índia e China. 

O G7 e a UE estabeleceram limites de preço para esses produtos. Empresas brasileiras aproveitaram a vantagem dos preços do diesel russo, mas essa vantagem deve diminuir a longo prazo. Algumas empresas foram afetadas pelo aumento das importações russas, enquanto outras optaram por não importar. A Rússia busca receitas com suas exportações de petróleo, mas provavelmente dará prioridade ao mercado interno. A necessidade de importação de diesel russo é vista como temporária devido à incerteza política e econômica da Rússia, dificultando previsões de negócios de longo prazo.

CTA Smart abre frente no mercado internacional de combustível

Quando nos referimos ao setor industrial, a Link2Pump, braço da CTA Smart no exterior, disponibiliza alternativas destinadas ao emprego de combustível, contemplando a supervisão do abastecimento, elaboração de relatórios para reembolso de tributos e notificações contendo dados, a fim de manter os gestores constantemente alertas quanto às quantidades utilizadas e armazenadas.

A Link2Pump foi criada em 2018, com objetivo de fortalecer a internacionalização do padrão de qualidade desenvolvido pela CTA Smart, aplicando o nosso atendimento em diversos segmentos como construção, transportes e mineração em todos os 50 Estados norte-americanos. 

Durante os primeiros anos de operação, foi feito estudo e sondagem do mercado e, em 2020, iniciado o plano de expansão de market share. Assim como a CTA, a Link2Pump faz o gerenciamento de abastecimento em bombas de combustível e já soma mais de 200 mil veículos que utilizam as soluções.

Através da capacitação das equipes e do time de suporte ao cliente que são altamente integrados em cada país, a CTA Smart/Link2Pump proporciona a mesma qualidade e dos serviços oferecidos pela sua automação de combustível aqui no Brasil, independentemente do país que o cliente esteja. 

Deseja saber um pouco mais sobre as automações de abastecimento da CTA smart ou conhecer mais a fundo a atuação da nossa filial no exterior?

Visite o nosso site e fique por dentro!

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO