Como Empresas Reduziram Custos com Gestão Eficiente de Frota

Nas empresas com veículos próprios, como caminhões, ônibus ou maquinário pesado, uma gestão de frotas eficiente é essencial para a operação diária. 

Quando são implementadas melhorias no gerenciamento deste setor, as organizações alcançam uma otimização de recursos, redução de custos, ampliação da segurança e cumprimento das normas vigentes. 

Diante deste cenário, as ferramentas para aperfeiçoar a gestão de frotas ganham cada vez mais atenção. Até porque, é fundamental permanecer atualizado, pois os setores empresariais, como de  transporte, logística e construção civil, passam por mudanças constantes. 

Mas então, como o negócio pode obter uma redução de custos na gestão de frotas? É justamente disso que iremos falar, baseado na experiência de diferentes empresas. Confira!

Caminhos para Redução de Custos na Gestão de Frota

Para a redução de custos na gestão de frotas, é necessário aplicar uma série de procedimentos. Por isso, iremos destacar as principais práticas que a organização deve adotar. 

Comece pela organização de objetivos claros, com a definição de metas específicas. Por exemplo: a empresa deseja reduzir em 10% o consumo de combustível ao longo do semestre. 

O próximo passo é criar um calendário de manutenção preventiva e preditiva. A primeira será feita a partir da vistoria periódica dos veículos. Já a segunda permite antecipar problemas potenciais, por meio de tecnologia avançada, como sensores e análise de dados. 

Na sequência, temos a escolha certa dos veículos. Avalie o tipo de carga, as condições das vias e o consumo de combustível. Relacionada com o aspecto anterior, o próximo procedimento para uma gestão de frota eficiente é o treinamento de motoristas. 

Com uma capacitação, os condutores da sua empresa irão dirigir com mais cuidado, evitando acelerações desnecessárias e freadas que prejudiquem os veículos. 

Por fim, um dos procedimentos mais importantes: implantar ferramentas para controle de combustível. Aliás, opte pela automação na gestão de abastecimento interno, pois irá impactar bastante na redução de custos na frota. 

Automação na Gestão de Combustível 

Nas organizações que têm frota de veículos, o combustível é um dos maiores gastos das operações. Para que tenha uma ideia, representa entre 30% e 35% das despesas em uma transportadora. 

A tecnologia de automação no controle de abastecimento interno permite que a empresa alcance uma economia de até 20% nos gastos com combustível. Com um sistema assim, você garante o controle total da entrada e saída de diesel do tanque interno ou caminhão comboio. 

Desta forma, a empresa tem acesso a dados seguros e facilmente acessados para uma gestão inteligente. Muito mais eficiência no consumo e economia nos gastos com o combustível.  

Na CTA, oferecemos uma tecnologia de automação completa para o controle de abastecimento interno. 

Para que entenda o impacto, separamos exemplos de empresas que investiram na nossa tecnologia e obtiveram uma redução de custos na gestão de frotas.

Dinatur

A Dinatur é cliente da CTA Smart. Especializada em Transporte Empresarial, Turístico e Escolar, a empresa aproveita a facilidade no uso e a capacidade de integração com qualquer sistema ERP. 

Assim, os dados coletados, em tempo real, são enviados ao sistema, permitindo uma gestão completa de abastecimento interno. Parceira da CTA Smart há 8 anos, a Dinatur tem uma frota com mais de 200 veículos e consumo mensal de 150 mil litros de combustível. 

Com a tecnologia de automação, ficou mais fácil para a empresa importar os dados para o sistema e fazer a gestão completa do diesel. 

Kopereck

A Kopereck atua no segmento de transporte de passageiros e tem uma frota de ônibus para deslocamento municipal e para turismo. Desde que passou a ser cliente da CTA Smart, a empresa implementou a gestão do abastecimento interno por meio da automação. 

De acordo com Rodrigo Viera Kopereck, gerente da empresa, quando os dados eram coletados manualmente, no final do mês, havia diferença para o tanque. “Era um trabalho bem longo e que não transmitia 100% de segurança”, destaca ele. 

Proprietário da empresa, Flávio Kopereck segue na mesma linha, salientando a facilidade e a segurança no controle dos dados: “Tínhamos muitos problemas com furtos porque não era um sistema automatizado”, lembra Flávio. 

Na Kopereck, o controle interno automatizado possibilitou mais economia, pois permite visualizar o consumo médio e mensal dos veículos. Para Rodrigo, um recurso importante do equipamento é o monitoramento por smartphone ou notebook. 

Por fim, Rodrigo reforça a segurança na coleta dos dados com a automação: “Com o fator humano, pode dar erro. Encontrar os dados e ter segurança neles mostra como é primordial ter a CTA Conosco”. 

Jaupavi

No mercado há mais de 40 anos, a Jaupavi trabalha com obras nas áreas de terraplenagem, pavimentação e obras especiais. A empresa tem 300 veículos, divididos entre reservatórios complementares, terceirizados e alugados. Com essa frota, o consumo médio é de mais de 7 mil litros por dia. 

Cliente da CTA desde 2018, antes o tempo usando o sistema antigo absorvia quase todo o dia de trabalho do Marcos Vinícius, Controlador de Manutenção da empresa. 

De acordo com ele, os abastecimentos demoravam para serem integrados ao sistemas: “Apenas quando os comboios retornavam para a usina, era possível descarregar os dados, gerando grandes atrasos em relatórios de custos e no cronograma de manutenção”, contextualiza. 

Outro problema enfrentado pela Jaupavi era o controle de estoque. A empresa dependia apenas da telemetria dos tanques. “A CTA assumiu a função de controle de estoque, facilitando e muito a programação de pedidos de combustível, principalmente pelo layout simples e eficaz de gestão de tanques”, destaca Vinícius. 

Na Jaupavi, a CTA também faz o monitoramento em tempo real dos abastecimento em campo, permitindo uma programação mais rápida e eficiente das manutenções preventivas, como as trocas de óleo e filtro. 

Para Vinícius, a tecnologia de automação tem vários pontos positivos, principalmente na obtenção dos dados. “Os erros são facilmente corrigidos, permitindo uma atualização das informações no sistema de manutenção semanal sem maiores dificuldades”, garante o gerente da Jaupavi. 

Não perca mais tempo. Leve a experiência da Dinatur, Kopereck e Jaupavi para a sua empresa, com a CTA Smart. 

Somos especializados em automação de abastecimento interno, com soluções personalizadas para o seu negócio. É o melhor investimento pensando na redução de custos na gestão de frotas. 

Coloque o controle de combustível em outro patamar na sua empresa. Fale conosco agora mesmo!

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO