Tudo o que você precisa saber sobre a integração da IoT e 5G na indústria de transportes
17 de abril de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre a integração da IoT e 5G na indústria de transportes

A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e nas indústrias de transportes, sendo a parceira ideal da tecnologia 5G, que utiliza velocidades ultra rápidas para dispositivos móveis. A verdade é que IOT e 5G são realidade nos transportes.

Sendo uma das tecnologias mais promissoras dos últimos anos, a IoT vem transformando o mundo e a maneira como as empresas e as pessoas se comunicam. 

Vale ressaltar que a IoT vem enfrentando desafios e superando barreiras para chegar a lugares em que a conectividade é limitada, se consolidando a cada dia com soluções inovadoras. 

Sendo assim, é nesse momento que a tecnologia 5G se torna a dupla ideal para a IoT, oferecendo a solução para problemas e limitações de conectividade em lugares mais distantes ou de difícil acesso.

Quando falamos sobre o setor automotivo, a IoT e a tecnologia 5G se tornam ainda mais relevantes, sendo utilizados para fornecer informações em tempo real sobre o trânsito, a condição da estrada e o clima, ajudando os motoristas a tomarem decisões de maneira prática, aumentando também a segurança nas estradas.

Além disso, o veículo autônomo, que utiliza conectividade com a internet se torna ainda mais frequente pelo mundo, permitindo a comunicação integrada entre toda a frota e com a infraestrutura rodoviária.

Dessa forma, veja como a IOT e o 5G são uma nova realidade dentro do setor de transportes e como elas podem ajudar motoristas em diversos segmentos. Boa leitura.


Regulamentação do 5G no Brasil


A implementação da IoT enfrenta grandes desafios, sendo um deles a recente chegada da tecnologia 5G no Brasil que está em processo de implementação em algumas regiões do país, para que ela seja comercializada por completo.

Através do avanço do 5G pelo território nacional, novas possibilidades de negócios começam a se tornar viáveis com a chegada da ultravelocidade. Por exemplo, a conexão 5G pode ser até 100 vezes mais rápida que a 4G.


Utilizando 5G e IoT no setor de transportes


IOT e o 5G são realidade na indústria de transportes. Quando nos referimos a este setor, existem desafios a serem vencidos pelos gestores de frotas e profissionais de tecnologia. Podemos destacar que existe a necessidade de lidar com grandes quantidades de dados e garantir a segurança das informações transmitidas. 

Por consequência, é necessário que as empresas de transporte trabalhem em conjunto com os provedores de internet e tecnologia, garantindo através de uma força conjunta a implementação da IoT e da tecnologia 5G.

O fator relevante está no processo de amadurecimento do 5G que expande ainda mais as possibilidades para novas oportunidades de negócio, pois através da Internet das Coisas (IoT) é possível investir na automatização de veículos, técnicas para monitoramento do consumo de combustível entre outras coisas.


Pandemia impulsionou o uso de IoT no setor de transportes


O mundo passou por grandes transformações ao longo dos últimos anos em decorrência da pandemia de covid-19, sendo o transporte de cargas um deles. Com os isolamentos sociais em curso, houve um grande aumento por serviços online, levando por consequência a necessidade de investimentos em maior efetivo e tecnologias no setor de logística. 

Sendo assim, criou-se uma grande demanda pela conectividade entre dispositivos, utilização de robôs e drones, fortalecendo ainda mais o uso da Internet das Coisas (IoT).

O aumento do uso de serviços digitais também se refletiu no setor de transportes. Junto a isso, o surgimento de novas tecnologias foram implementadas para acompanhar o rápido crescimento do comércio eletrônico nos últimos meses. 

Com isso, foi possível otimizar processos, melhorar produtos e serviços, reduzindo falhas e criando oportunidades, principalmente na terceirização de frotas.

O uso da IoT no transporte de cargas pode ser utilizado de diversas formas dentro do setor de logística através da integração com sensores, conectividade, inteligência artificial e transmissão de dados para servidores na nuvem.

Uma das funcionalidades mais relevantes envolve o monitoramento de veículos em tempo real, com rastreamento automático, reduzindo o risco de acidentes, controles de estoques a partir da leitura de código de barras, entre outras possibilidades.


CTA Smart inova levando IoT para gestores de frotas


Talvez muitos gestores de frotas pensem que a IoT seja uma algo distante, mas na verdade ela já está presente em diversas empresas no Brasil e ao redor do mundo. IOT e o 5G são realidade na indústria de transportes

A CTA Smart é uma solução IoT, pois se conecta diretamente  aos equipamentos alocados na garagem do cliente, que são as bombas de abastecimento, os tanques de combustível, que são dispositivos desconectados. 

Dessa forma, através da solução desenvolvida pela CTA Smart é possível conectar esses dispositivos com a rede de internet e permitir a interação entre eles, possibilitando que o cliente acesse as informações em tempo real de qualquer local que estiver.

A grande vantagem dessa solução é que a CTA Smart consegue chegar a lugares que têm limitações físicas para a instalação de uma rede de internet e que são de difícil acesso utilizando conexões de telefonia celular. 

A chegada do 5G trouxe ainda mais qualidade para os serviços de integração, pois existe maior estabilidade de sinal além da grande velocidade de conexão.

Vale mencionar, que de forma inteligente, o equipamento não precisa estar conectado 100% do tempo na internet, pois uma cópia dos dados é salvo na memória, permitindo assim o acesso local e offline.

Caso a empresa esteja sem conexão com a conexão, o totem CTA Smart tem todas as informações que precisa para operar. Quando essa conexão for restabelecida, os dados coletados pelo equipamento são enviados para o servidor, e o cliente terá todas as informações que precisa.


Como implementar IoT na minha empresa de transportes?


A CTA Smart desenvolve a melhor automação de combustível do mercado, tendo total integração com dispositivos que operam através do uso de IoT.

Há mais de 10 anos no mercado, a nossa automação está presente em todo o Brasil e também em outros países pelo mundo.

Otimize a gestão da sua frota de veículos, monitore o consumo de combustível, emita relatórios e faça análise de métricas com apenas poucos cliques através da nossa solução.


Fale com o nosso
time comercial, estamos prontos para tirar as suas dúvidas.

Ver Outros Artigos

16 de abril de 2025
Controlar manualmente o estoque de combustível pode gerar interrupções inesperadas e compras emergenciais, impactando diretamente a operação da sua frota. Pensando nesse problema, contamos com um recurso na aba de tanques do Sistema Web que envia notificações sempre que o estoque mínimo de reposição for atingido. Por que isso é importante? Com esse recurso no Sistema Web, você define o nível mínimo de combustível para receber alertas e mantém total controle sobre o estoque do seu tanque. Otimize recursos: Monitorar o estoque ajuda a comprar combustível em melhores condições, evitando aquisições emergenciais mais caras. Previna falhas: Quedas inesperadas no nível do tanque podem indicar vazamentos ou irregularidades na sua frota. Melhore a eficiência operacional: Sem combustível, sua operação pode ser interrompida de forma inesperada. Os alertas garantem que sua frota continue em movimento, evitando paradas não planejadas. Como habilitar este recurso no sistema? Antes de ativar os alertas, certifique-se de que seu tanque está cadastrado corretamente no sistema. As seguintes informações são obrigatórias: nome, produto armazenado, capacidade total e ocupação atual (se houver). Além disso, todos os carregamentos devem estar atualizados para que o monitoramento seja preciso. Em caso de qualquer necessidade relacionada à conexão da bomba com o tanque, entre em contato com o nosso time de suporte. Ao conectar sua conta no sistema Web, vá até a área de tanques e role até o fim da página, para visualizar seus tanques já configurados. Clique no envelope ao lado do tanque cadastrado que deseja receber o alerta e digite o volume mínimo de reposição desejado. Você pode escolher volumes mínimos diferentes para cada tanque e cada usuário habilitado pode atribuir um volume de reposição distinto, de acordo com seu objetivo Confira se o e-mail sinalizado está correto ou se corresponde ao que você deseja receber o alerta, verifique se o alerta está ativo, e pronto! Agora, quando o tanque estiver com o volume mínimo escolhido, você receberá um alerta no email selecionado.
16 de abril de 2025
Controlar manualmente o estoque de combustível pode gerar interrupções inesperadas e compras emergenciais, impactando diretamente a operação da sua frota. Pensando nesse problema, contamos com um recurso na aba de tanques do Sistema Web que envia notificações sempre que o estoque mínimo de reposição for atingido. Por que isso é importante? Com esse recurso no Sistema Web, você define o nível mínimo de combustível para receber alertas e mantém total controle sobre o estoque do seu tanque. Otimize recursos: Monitorar o estoque ajuda a comprar combustível em melhores condições, evitando aquisições emergenciais mais caras. Previna falhas: Quedas inesperadas no nível do tanque podem indicar vazamentos ou irregularidades na sua frota. Melhore a eficiência operacional: Sem combustível, sua operação pode ser interrompida de forma inesperada. Os alertas garantem que sua frota continue em movimento, evitando paradas não planejadas. Como habilitar este recurso no sistema? Antes de ativar os alertas, certifique-se de que seu tanque está cadastrado corretamente no sistema. As seguintes informações são obrigatórias: nome, produto armazenado, capacidade total e ocupação atual (se houver). Além disso, todos os carregamentos devem estar atualizados para que o monitoramento seja preciso. Em caso de qualquer necessidade relacionada à conexão da bomba com o tanque, entre em contato com o nosso time de suporte. Ao conectar sua conta no sistema Web, vá até a área de tanques e role até o fim da página, para visualizar seus tanques já configurados. Clique no envelope ao lado do tanque cadastrado que deseja receber o alerta e digite o volume mínimo de reposição desejado. Você pode escolher volumes mínimos diferentes para cada tanque e cada usuário habilitado pode atribuir um volume de reposição distinto, de acordo com seu objetivo Confira se o e-mail sinalizado está correto ou se corresponde ao que você deseja receber o alerta, verifique se o alerta está ativo, e pronto! Agora, quando o tanque estiver com o volume mínimo escolhido, você receberá um alerta no email selecionado.
Um grupo de pessoas está sentado em um ônibus.
9 de julho de 2024
Descubra como a automação ajuda a superar os desafios da gestão de combustível em transporte rodoviário!