Veja as 5 melhores dicas para reduzir o consumo de diesel na sua frota de veículos

Desenvolver meios para ter economia maior de diesel na gestão de frotas de veículos, é um passo muito importante para reduzir os custos operacionais e garantir a eficiência das operações. Os valores atuais para abastecer os veículos podem comprometer significativamente o orçamento de empresas com grandes frotas de veículos, em diversos segmentos.

Nesse sentido, é fundamental adotar práticas que permitam reduzir o consumo de combustível, como a manutenção preventiva dos veículos, ajustes de performance, condução eficiente, conscientização dos motoristas, planejamento de rotas e redução de ociosidade.

Gerir uma frota de caminhões, por exemplo, requer cuidados específicos, tanto com a segurança dos veículos quanto com a eficiência do abastecimento. Pequenas mudanças de hábitos e ações simples podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível e, consequentemente, nos gastos. 

A manutenção preventiva regular, aliada a ajustes de performance, garante que os veículos estejam sempre em perfeito estado de funcionamento, reduzindo o atrito e o consumo excessivo de combustível. Além disso, incentivar uma condução eficiente, planejar rotas de forma inteligente e evitar a ociosidade dos veículos são estratégias que contribuem para a economia de combustível. 

Através dessas práticas, aliado ao uso de tecnologias desenvolvidas para gerar uma automação de combustível eficiente, é possível não apenas reduzir os custos operacionais, mas também contribuir para a preservação do meio ambiente, através da diminuição da emissão de gases poluentes, ação que fica alinhada com as boas práticas de ESG e a agenda 2030 da ONU.

Confira através deste artigo as 5 melhores dicas para reduzir o consumo de combustível na sua frota de veículos.

Faça a capacitação dos motoristas

Para ter uma economia no consumo de diesel na sua frota de veículos, é fundamental contar com o apoio e a adoção de boas práticas de direção por parte dos motoristas. O gestor de frotas deve investir em programas de formação e aprimoramento nesse sentido. 

Dentre as principais estratégias para reduzir o consumo de combustível durante a condução, podemos mencionar medidas simples mas eficazes como por exemplo evitar frenagens e arrancadas bruscas, não desligar o veículo em situações de tráfego congestionado e otimizar o uso do ar-condicionado quando necessário.

Essas medidas são relativamente simples, mas podem fazer uma diferença significativa, resultando em economia de combustível e redução de custos para as frotas. 

Ao adotar essas práticas, os motoristas estarão contribuindo para a eficiência operacional dos veículos e também para a economia da empresa. Vale ressaltar que investir em treinamento e conscientização dos condutores pode trazer resultados positivos a curto prazo em outras frentes da empresa, como a diminuição de acidentes, aumento da segurança, redução de infrações e do consumo de combustível.

Faça o planejamento de rotas

Fazer a melhor escolha de rotas e otimizar o caminho percorrido é uma tática amplamente utilizada por gestores de frotas, principalmente nos setores de logística e transporte. 

Isso se deve ao fato de que, além de diminuir o consumo de combustível da frota, traz consigo outros benefícios como agilidade nas entregas, menos desgaste do motorista e  com isso o melhor desempenho no serviço.

Atualmente, a tecnologia desempenha um papel significativo nesse contexto, principalmente por meio de softwares de roteirização, que permitem acesso a mapas inteligentes e sugerem alternativas com percursos mais curtos, redução de congestionamentos, vias em melhores condições, tudo isso através de APIs

Faça manutenções preventivas

É importante criar uma rotina de manutenções preventivas dentro da sua frota de veículos, pois o objetivo é verificar o estado do veículo e identificar eventuais problemas antes que se agravem e causem prejuízos significativos à empresa de transporte. 

Durante a manutenção, caso seja identificado qualquer anomalia durante a empresa tem a oportunidade de realizar os reparos necessários antes que o problema se torne mais sério. 

Quando o veículo está funcionando de forma adequada, a tendência é que se gaste menos combustível durante o seu funcionamento.

Realize a gestão de abastecimento

Gestores de frota que fazem a gestão de combustível, são capazes de visualizar diversos cenários dentro do padrão de consumo da empresa, pois trata-se de um procedimento que engloba a supervisão e aprimoramento do abastecimento dos veículos. No entanto, se a coleta de informações não for feita de forma confiável, o resultado pode não atender às expectativas.

Quando os dados de abastecimento são inconsistentes, é provável que as estratégias que impactam na tomada de decisão sejam equivocadas. Portanto, é essencial identificar em qual ponto os dados se tornam imprecisos e corrigi-los.

Implementar um sistema automatizado de gestão de combustível aumentará as chances de êxito ao tomar decisões com maior precisão e menor probabilidade de inconsistência nas informações.

Respeite o limite de carga

É importante não exceder a capacidade máxima do transporte de carga permitida em caminhões. Embora seja uma prática exercida por alguns motoristas, o transporte de cargas acima do peso recomendado está diretamente ligado ao aumento no consumo de combustível, tendo em vista que o veículo fará um maior esforço para funcionar. 

Além disso, ao adotar essa prática, as empresas de transporte podem enfrentar consequências negativas, como despesas adicionais e multas elevadas devido à violação da legislação.

Por isso, respeitar os limites de carga é fundamental não apenas para garantir a eficiência operacional, mas também para promover a segurança nas estradas. 

Ao conscientizar motoristas sobre a importância de seguir as regulamentações de peso, é possível reduzir custos, reduzir o consumo de diesel e evitar problemas legais. 

Priorizar o cumprimento das restrições de carga contribui para a sustentabilidade do setor de transporte e ajuda a manter o equilíbrio entre a capacidade dos veículos e a quantidade de carga transportada.

Reduza com consumo de diesel na sua frota com a CTA Smart

Se a sua empresa busca economizar, ter controle preciso do consumo e gerar relatórios precisos, o primeiro passo é investir na automação da gestão de abastecimento.

A gestão de abastecimento automatizada é uma estratégia essencial para simplificar a vida dos gestores de frotas e aumentar as chances de sucesso das empresas. Por meio de processos automatizados, os gestores de frota podem otimizar a aquisição e distribuição de suprimentos e materiais, impactando positivamente a operação do negócio.

Como resultado, a gestão de abastecimento automatizada proporciona uma redução nos custos com combustível, garante o cumprimento dos prazos de entrega dos produtos e impulsiona a qualidade geral do negócio. 

Essa abordagem eficiente traz benefícios significativos, como um controle mais preciso dos gastos com diesel e uma melhoria na eficiência operacional da empresa.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para ajudar a sua empresa a gerir recursos e reduzir o consumo de diesel.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Diesel

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Diesel

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO