Cuidar das máquinas pesadas é uma das ações mais importantes que os gestores de frotas e seus colaboradores podem fazer. Afinal, elas são patrimônio da empresa, sendo também matéria prima para a realização de serviços e geração de empregos.

Tendo isso em mente, é importante se preocupar em realizar a manutenção de forma correta e uma boa gestão de abastecimento, prolongando assim o tempo de vida útil dos equipamentos. 

Preparamos este artigo para te mostrar como cuidar de máquinas pesadas e obter melhores resultados para o seu modelo de negócio.

Boa leitura.

1- Manutenção Preventiva, evite o pior

Esse tipo de manutenção é bastante conhecido e altamente recomendado pois antecipa possíveis problemas que possam surgir nos equipamentos.

Realizar o monitoramento preventivo de máquinas pesadas evita que a operação seja interrompida de forma inesperada, evitando assim prejuízos e atrasos.

Como boas práticas, esse tipo de monitoramento deve seguir um cronograma que pode ser organizado para acontecer mensalmente ou por tempo de uso, como por exemplo mais de 150 horas de funcionamento.

Vale mencionar que a todo momento o equipamento pesado deve ser monitorado para verificar se não apresenta problemas.

2 – Manutenção Preditiva, a tecnologia ao seu favor

A manutenção preditiva é realizada através do monitoramento via softwares e aplicações próprias para acompanhar o desempenho dos equipamentos durante a execução do trabalho. 

Ter as máquinas pesadas sendo monitoradas dessa maneira proporciona a capacidade detectar comportamentos incomuns e antecipar-se a possíveis problemas indicados pelos comportamentos de máquina.

Podemos ver na prática esse tipo de vistoria em atividade quando o software de gestão avisa que o equipamento está gastando mais combustível do que o normal, nesse caso pode ser um indicativo que algo está errado e a empresa precisa tomar alguma atitude para evitar o pior.

3 – Manutenção Corretiva para máquinas pesadas

O nome já deixa claro, a manutenção corretiva é para reparar defeitos nas máquinas pesadas da sua empresa. No melhor dos cenários, deve-se evitar que sua frota chegue nesse estágio através de manutenções regulares.

Quando o reparo corretivo ocorrer provavelmente a sua produção será afetada de alguma forma, pois o processo de trabalho será interrompido de forma repentina e não programada.

Evite problemas através de monitoramentos constantes.

Qual o melhor tipo de manutenção para minha frota de máquinas pesadas?

Cada tipo de vistoria tem seu objetivo específico, tipo de estratégia e impacto na produção das empresas.. 

A manutenção preditiva é excelente para monitorar o funcionamento de um determinado equipamento e detectar possíveis problemas críticos, porém, esse método exige equipamentos de alta tecnologia, sendo necessário escolher parceiros de confiança para proporcionar uma estrutura adequada.

Por outro lado, a manutenção preventiva proporciona confiabilidade através de análises periódicas e programadas. 

Dentre os três tipos de manutenção, ela é a mais equilibrada, tendo em vista que suas ações  de rotina garantem bom funcionamento da frota, reduzindo o risco de problemas para os equipamentos, já que em alguma vistoria periódica pode detectar algum problema não esperado.

Mas de qualquer forma, também depende de um acompanhamento bastante disciplinado para que os prazos estipulados sejam cumpridos.

Já no caso da manutenção corretiva, o ideal é que ela ocorra com a menor frequência possível, pois significa que algum problema de fato aconteceu.

Provavelmente os danos encontrados nas máquinas pesadas serão por descuido, o que pode aumentar o índice de acidentes. A recorrência desse tipo de acontecimento pode representar uma má gestão da frota.

Faça a gestão de combustível da sua frota de máquinas pesadas

Realizar a manutenção dos equipamentos da sua empresa é fundamental para se obter sucesso, dessa forma, preocupe-se em ter os melhores parceiros ao seu lado.

Otimize eficiência do combustível e o tempo de vida útil da sua frota, saiba a quantidade correta de diesel a ser utilizada através de sistema inteligente de abastecimento, implementado em suas bombas.

A CTA Smart atua há mais de 10 anos no setor de soluções para gestores de frotas de máquinas pesadas, apresentando as melhores soluções para líderes que se destacam no mercado competitivo.

Quer ter o controle do consumo de combustível da sua frota na palma da mão em tempo real? Entre em contato com o nosso time comercial, temos a solução ideal para sua empresa realizar o gerenciamento de combustível.