O uso do ChatGPT e da Inteligência Artificial no setor de Transportes e Logística e em diversos outros segmentos vem aumentando e sendo uma nova tendência até mesmo nos setores de transportes e logística, automatizando trabalhos, processos e gerando redução de custos e tempo.
A inteligência artificial (IA) tem se desenvolvido a cada ano, sendo capaz de gerar resultados cada vez mais impressionantes e precisos.
Gestores de frotas estão sempre alinhados com novas tendências tecnológicas, tendo no momento o Chat GPT e a IA como grandes aliados nos últimos meses, devido ao crescimento exponencial de popularidade.
Mas como o ChatGPT e a Inteligência Artificial podem ser úteis no setor de Transporte e Logística?
Preparamos esse artigo para te ajudar a entender um pouco mais sobre essas tecnologias e como elas podem ser úteis.
O ChatGPT é um chatbot desenvolvido pela empresa OpenAI. A tecnologia utiliza a inteligência artificial (IA) para responder perguntas de diversos níveis de complexidade, sejam elas tarefas simples ou até mesmo operações matemáticas mais avançadas
A sua capacidade de simular o comportamento humano ao fornecer respostas, é impressionante, assim como a sua precisão na criação de tabelas, planilhas e até mesmo códigos de programação avançados.
O sucesso do ChatGPT chamou a atenção de grandes empresas de tecnologia, como o Google que já tem o seu próprio projeto de inteligência artificial sendo desenvolvido para competir com a solução da OpenAI.
Por fim, o uso do ChatGPT é de graça, mas com algumas limitações, sua base de dados até o momento vai apenas até o ano de 2021. Então se você fizer perguntas sobre atualidades, a resposta pode ser imprecisa. Já existe também um plano pago, com novas funcionalidades que estão em desenvolvimento.
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que estuda, desenvolve e utiliza máquinas para realizar tarefas humanas de forma autônoma.
Porém, é muito mais do que isso: envolve várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizagem, entre outros, que conseguem imitar habilidades humanas relacionadas ao aprendizado, solução de problemas, compreensão de linguagem e tomada de decisões.
A inteligência artificial também está muito próxima da robótica, ao Machine Learning (Aprendizado de Máquina), reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.
A IA tem como objetivo criar rotinas que possam operar no mesmo nível de capacidade cognitiva que os humanos ou até superá-los em alguns casos.
Nos últimos anos, a IA se apresentou como uma força transformadora em vários setores, revolucionando a maneira como as empresas conduzem seus negócios.
Ao utilizar a inteligência artificial em suas operações, as organizações podem se beneficiar de maior eficiência, tomada de decisões mais precisas e experiências aprimoradas para seus clientes.
Hoje, a adoção da inteligência artificial vem ganhando espaço também no setor de transporte e logística.
Agora que você já compreendeu melhor sobre como funciona essas ferramentas, vamos entender como o ChatGPT e Inteligência Artificial são aplicadas no setor de Transportes, bem como seus diferenciais em relação a outras tecnologias, é importante entender como essa ferramenta pode se tornar uma grande aliada na cadeia de suprimentos, aprimorando a eficiência, o desempenho e a produtividade do setor de transporte e logística.
A seguir, apresentamos algumas das aplicações do ChatGPT na logística e os benefícios que elas proporcionam:
Outra vantagem do ChatGPT aplicado à logística é a capacidade de obter informações sobre as demandas e preferências do mercado. Com a ferramenta integrada ao sistema de comunicação da empresa, é possível receber dados em tempo real e recomendações inteligentes que aumentam a eficiência da operação.
Por exemplo, se uma empresa passa por oscilações de demanda, com o ChatGPT, é possível realizar análises de dados históricos de vendas e obter maior previsibilidade sobre a quantidade de estoque necessária para atender essa demanda, sem correr riscos e economizando recursos.
Com a sua grande capacidade e inteligência, o ChatGPT contribui diretamente para a identificação de dados não estruturados, ou seja, ajuda a agrupar e analisar feedbacks de clientes, avaliações em sites, comentários e postagens nas redes sociais.
Isso possibilita identificar os principais assuntos relacionados a uma marca ou produto, padrões de comportamento, tendências, níveis de satisfação e novas oportunidades de negócio.
Com o ChatGPT, a logística é beneficiada, pois tem dados concretos para promover melhorias internas que impactam positivamente no atendimento ao consumidor.
Dessa forma, se uma empresa identifica várias mensagens e feedbacks de clientes insatisfeitos com os prazos de entrega ou qualidade dos produtos, com base nessas informações, é possível investigar as causas dos atrasos e tomar decisões mais assertivas, otimizando o fluxo de trabalho, verificando o gerenciamento de estoque e considerando novos fornecedores de mercadorias ou transportadoras.
A ideia principal é usar os dados do ChatGPT para operar melhorias em toda a estrutura logística da empresa.
Outra vantagem do ChatGPT para a logística é a capacidade de identificar possíveis gargalos na operação logística por meio de uma análise profunda de dados e diferentes fontes integradas a ele.
Por exemplo, ao ser integrado a sensores de equipamentos, o ChatGPT pode identificar a necessidade de manutenção, evitando grandes danos para a empresa e reduzindo o tempo de inatividade. Com isso, há uma economia de recursos e aumento da eficiência operacional.
Um dos grandes diferenciais da inteligência artificial é a rápida capacidade de aprendizado dos algoritmos e com o ChatGPT não é diferente. Se a sua empresa de transportes utiliza uma ferramenta que tem a base de aprendizado fundamentada na inteligência artificial, ela terá uma vantagem competitiva em outras que não o fazem.
Por isso, é importante que gestores de frotas estejam sempre atentos a cada tendência de mercado e de tecnologias de um modo geral.
O uso de tecnologias é fundamental para ter resultados cada vez melhores e reduzir custos. Dessa forma, a CTA Smart oferece a melhor automação de combustível do mercado, gerando o controle de cada gota utilizada.
O nosso sistema online armazena os dados diretamente em um servidor na nuvem, garantindo que o acesso seja feito de qualquer lugar e ajudando a sua empresa a obter melhores resultados.
Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para tirar as suas dúvidas sobre gestão de abastecimento.
Produtos
Conteúdos
CTA Smart
CTA Smart
Rua Dr. Timóteo 763, Floresta
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90570-041
Link2pump
3600 S Congress Ave, Ste F
Boynton Beach, Florida, 33426
Atendimento Comercial - CTA Smart
Celular e WhatsApp: (51) 98064-3290
Email:
comercial@ctasmart.com.br
© CTA Smart. Todos os direitos reservados.