Fornecedores de combustível: 4 dicas para negociar os melhores preços

Sua empresa já trata com os melhores fornecedores de combustível? Como essa estratégia foi elaborada?

O combustível é matéria-prima para o funcionamento das empresas de transportes, seja de passageiros ou de cargas.

Negociar o melhor custo na aquisição do combustível tem um impacto direto dentro dos lucros obtidos e se torna um ponto de atenção para gestores de frotas.

É de suma importância saber quais iniciativas são necessárias para efetuar a compra de combustível de forma lucrativa, que seja vantajosa para gestores de frotas e fornecedores de combustível.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a negociar combustível com seus fornecedores da maneira mais indicada.

Boa leitura.

1 – Reúna as informações necessárias sobre a sua frota

Você sabe o quanto de combustível cada veículo utiliza durante o mês e se o consumo está dentro de um patamar aceitável dentro do planejamento da empresa?

É fundamental coletar as informações de consumo para dar início às tratativas de negociação do melhor preço de combustível. Realize a checagem periódica através de relatórios de controle e identifique oscilações dentro do consumo esperado.

Com essas informações em mãos, será possível mensurar os gastos e planejar o orçamento da negociação na compra de combustíveis. 

2 – Faça pesquisa de valores e condições de pagamento

Parece óbvio, mas realizar a pesquisa de valores e as condições de pagamento precisa ser feita com muita seriedade e pensamento estratégico pelos gestores de frotas.

Avaliar o que os fornecedores de combustível oferecem é primordial. A princípio o valor mais baixo no litro do combustível pode ser o principal foco da sua pesquisa, mas se as condições de pagamento não forem de acordo com as possibilidades da sua empresa, o custo final e a dor de cabeça podem ser maiores.

Faça pesquisas em órgãos reguladores e veja se os preços praticados não estão muito abaixo do mercado ou até mesmo com valores elevados, tenha sempre em mente que as normas precisam ser respeitadas, mesmo que a empresa tenha sido a indicação de algum conhecido.

3 – Confirme se os prazos de entrega serão respeitados

Fique atento aos prazos de entrega dos fornecedores de combustível para evitar transtornos maiores em sua logística, pesquise o histórico do fornecedor e veja se eles costumam respeitar os prazos acordados em contrato.

Um fator decisivo que os gestores de frota precisam considerar é a distância entre o ponto de distribuição até a sua empresa, em alguns casos isso tem impacto não apenas no prazo quando também no custo final, tendo em vista que o deslocamento será maior, por isso analise a rota de entrega.

4 – Confirme se os fornecedores de combustível estão autorizados a operar

Para evitar contratempos futuros, solicite ao distribuidor os documentos legais que autorizem a sua atuação, aproveite e veja também os certificados que atestam a qualidade dos serviços oferecidos.

Através do site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), é possível acessar as informações relevantes sobre os distribuidores de combustíveis, essa prática vai auxiliar a sua empresa a tomar a melhor decisão.

Você pode optar por fornecedores de combustível que tenham as certificações nacionais e internacionais de segurança e qualidade emitidas pelas normas NBR ISO 9001 & NBR ISO 14001, dando maior garantia e segurança sobre a qualidade dos produtos e serviços antes de avançar com o processo de negociação de combustível.

Faça o controle do consumo de combustível e planeje sua estratégia com a CTA Smart

Aprenda a ter uma visão holística da sua frota de veículos através da melhor automação para gestão de combustível do mercado, desenvolvida pela CTA Smart.

Gestores de frotas precisam ter em mãos todos os dados relevantes da empresa para realizar a melhor negociação de preço de combustíveis com os fornecedores.

Fale com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer as suas dúvidas e te ajudar e conseguir os melhores resultados.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO