O gerenciamento de frotas é hoje considerado item essencial para manter eficiência com caminhões disponíveis em seu negócio. Nessa busca pelo controle e melhorias que resultam na competitividade do mercado, as empresas decidem qual a melhor maneira de fazer esse serviço.

Escolher terceirizar o controle com gerenciadores externos é uma opção com diferentes variáveis, hoje vamos falar um pouco mais sobre elas. 

Primeiro, vamos contextualizar de acordo com o momento vivido pelo mundo e especificamente no Brasil. A demanda por veículos, após a retomada de atividades, ainda que restrita, sofre atualmente com falta de insumos e componentes.  Ao planejar o gerenciamento da frota, todos os itens são sempre considerados, e neste cenário mais ainda.

Operações como finanças, planejamento tributário, padronização de frota, encargos trabalhistas e consumo de combustível são previstas em cada início de ano, ou ao menos devem estar dentro da gestão de frota como premissas. 

Algumas destas operações podem ser ou não terceirizadas, principalmente as que trazem mais custos quando são operadas internamente:

Balancear a frota própria com a terceirizada

O processo de cada empresa é diferente, mas essa opção pode ser viável, considerando aspectos como custo de capital, fluxo de caixa e melhorias de gestão operacional. Analisar sempre os prós e contras é essencial nessa escolha, porém locar frotas terceirizadas é uma tendência na gestão operacional, e quando traz vantagens competitivas auxilia nos ganhos, desde que hajam demandas previstas.

Terceirização de processos

Não há necessidade de compra de automóveis, isso é uma vantagem. A burocracia com documentos acaba demandando um tempo que muitas vezes o gestor de frota pode ocupar com outras estratégias, mais relevantes ao mercado.

Equilibrar a gestão 

Ao terceirizar e delegar funções no gerenciamento, o gestor de frota pode controlar de perto dados que realmente podem trazer insights e direcionamentos operacionais com os recursos necessários. 

Um deles é o foco na economia, com maior controle sobre as questões financeiras como tributos e novos negócios. Se encaixa neste foco também a gestão de combustível. Sistemas como o CTA Smart, com gerenciamento do consumo, traz mais autonomia na gestão porque realiza o trabalho de forma mais rápida, com insumos diretamente na tela do gestor onde ele estiver.

Instalamos a solução em suas bombas de combustível ou caminhão comboio, garantindo segurança e precisão de dados dessa forma: todas as informações para a gestão do abastecimento de frotas são enviados em tempo real para o sistema e apenas pessoas autorizadas poderão liberar abastecimentos.

A partir disso, o gestor consegue mensurar e gerar diferentes relatórios com todas as informações do consumo de combustíveis, prevendo a partir de métricas, qual será a quantia estimada de diesel a ser utilizada e por quais veículos e/ou motoristas.

Foque o seu gerenciamento de frota na economia e eficácia, conheça mais do CTA Smart e faça um orçamento.

marketing CTA SMART
Coo