Gestão de combustível, sua empresa precisa implementar? Veja 4 sinais

A gestão de combustível da sua empresa é uma estratégia fundamental para redução de custos dentro da frota de veículos.

Ao final do mês, os gastos com o abastecimento de combustível estão acima do esperado e o setor financeiro não consegue identificar a origem?

Por vezes, quando a gestão de combustível é realizada de forma manual o monitoramento sobre os gastos fica fora de controle, além disso, podem ocorrer cortes para ajustar as contas mas feitas em áreas erradas devido a falta de conhecimento.

Sendo assim, como identificar o momento ideal para implementar uma gestão de abastecimento automatizada? 

Veja 4 sinais de que a sua empresa precisa adotar um sistema de gestão de combustível.

Gasto excessivo com abastecimento

Se a sua empresa tem gastado além do planejado em compras de combustível, é bom entender o motivo.

Empresas fazem tratativas com fornecedores sempre em busca das melhores condições de compras, para isso, é necessário ter em mãos dados que façam o mapeamento do consumo, caso contrário, sua empresa comprará em quantidades erradas.

Dessa forma, não realizar a gestão de combustível da maneira ideal acaba gerando um  gasto maior. Ao implementar uma automação capaz de fornecer informações de consumo necessárias, o processo de compras será mais preciso.

Produtividade da frota está abaixo do esperado

Diversos fatores podem ocasionar em uma queda de rendimento dos funcionários, mas é preciso entender se a questão passa pela gestão de combustível.

Por exemplo, alguns veículos conseguem ter um melhor desempenho com determinado tipo de combustível, o que ao final do mês terá impacto não apenas no consumo como também na quantidade de quilometragem percorrida. 

Quando existe um software que realiza a gestão de combustível, é possível mapear de forma muito mais simples e efetiva que tipo de abastecimento será feito dependendo do veículo utilizado. 

Gestão de combustível com dados incoerentes

Realizar a gestão de combustível é um processo que envolve o monitoramento e a otimização do abastecimento dos veículos. Contudo, quando o levantamento de informações não é feito de maneira confiável, o resultado pode não sair como o esperado.

Quando temos os dados de combustível incoerentes, possivelmente as estratégias para tomadas de decisões serão equivocadas. Sendo assim, é preciso identificar em que ponto os dados se tornam inconsistentes e também corrigi-los.

Adotar uma gestão de combustível automatizada, aumentará as chances de sucesso para que as tomadas de decisão sejam feitas de maneira mais assertiva e com menor chance de inconsistência de informações.

Qualidade de combustível duvidosa

Preocupar-se com a procedência do combustível é necessário para manter os veículos e equipamentos operando de maneira adequada.

Quando gestores de frotas percebem que o combustível utilizado é de baixa qualidade, quase sempre vem acompanhado de algum prejuízo, seja por danos aos veículos ou alto consumo.

Ao implementar um sistema de gestão de combustível, é possível identificar a sua procedência, analisar o desempenho da frota, monitorar a frequência de reparos que cada equipamento demanda e assim, traçar as melhores estratégias.

Como implementar um sistema de gestão de combustível?

A CTA Smart desenvolve a melhor automação para gestão de combustível, através de um sistema online integrado com a nuvem.

Há mais de 110 anos atuando no mercado, a CTA Smart tem um time qualificado para implementar soluções e esclarecer todas as dúvidas para o uso do sistema de maneira fácil e intuitiva.

Fale com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Todos

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Todos

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO