IoT no setor de automação: CTO da CTA Smart fala como a empresa utiliza a tecnologia em suas soluções

A Internet das Coisas, também conhecida como Internet of Things (IoT), já é uma realidade dentro do setor de automação. Diante desse contexto, o setor de transportes abraçou a tendência e cada vez mais adota soluções tecnológicas para otimizar seus resultados.

Entenda como a IoT é capaz de revolucionar a forma de fazer negócios dentro da sua empresa, através de soluções que fazem parte do seu dia a dia e agregam valor para gestores de frotas.

CTO, Luciano Stertz, também falou sobre como a CTA Smart utiliza a IoT para solucionar as necessidades dos seus clientes, além da importância que a tecnologia tem para atender regiões sem uma infraestrutura adequada.

Boa leitura.

O que é IoT?

IoT é a tecnologia que possibilita a conexão de objetos variados com a internet e proporciona a capacidade de alto processamento de dados em tempo real. 

Atualmente, eletrodomésticos, outdoors, equipamentos pesados, bombas de combustível e até automóveis são capazes de se conectar à internet. Dessa forma, é possível realizar a integração com um servidor na nuvem para coletar e transmitir dados com baixa latência.

A chegada da internet 5G facilitou ainda mais a propagação da IoT para as empresas, sendo possível encontrar dispositivos IoT para ajudar em tarefas rotineiras e até mesmo para uso pessoal. 

Como a Internet das Coisas (IoT) ajuda o setor de transportes?

Através da implementação da transformação digital no setor de transportes, a IoT proporciona diversas vantagens na melhoria dos serviços e resultados, veja algumas delas. 

Medição do combustível utilizado

É possível instalar soluções para análise de dados em diversos lugares, facilitando assim o controle do combustível utilizado. 

Dessa forma, o controlador CTASmart , solução desenvolvida pela CTA Smart, é instalado diretamente nas bombas de combustível ou até mesmo no caminhão comboio e utiliza a IoT para operar, garantindo segurança e precisão de dados para gestão da sua frota.

Através de uma conexão com a rede, os dados coletados para a gestão do abastecimento de frotas são enviados em tempo real para o sistema que fica hospedado na nuvem, possibilitando assim uma análise rápida e precisa de qualquer dispositivo autorizado.

Maior segurança no transporte de passageiros

Através da IoT é possível instalar dispositivos em transportes coletivos e gerar maior segurança para os passageiros.

A implementação da tecnologia integra os transportes a uma rede de sensores, câmeras de segurança digitais, sistemas de comunicação e a capacidade de integração com bases de dados na nuvem, melhorando os serviços prestados através de maior segurança e conforto. 

Câmeras digitais são capazes de monitorar o ambiente durante 24 horas por dia, sendo utilizadas também em pontos de embarque e desembarque, aeroportos e rodoviárias, tornando-se fundamental para a fiscalização e a segurança.

Redução de custos para gestores de frotas

A integração de dispositivos que utilizam a IoT proporciona aos gestores de frotas a possibilidade de realizar o monitoramento em tempo real das informações vindas da operação.

Quando a análise de informações é feita da maneira correta, é possível antecipar ações e aplicar uma estratégia baseada em dados concretos. 

Dessa forma, os gestores de frotas conseguem detectar possíveis falhas e aplicar uma estratégia que contorne a situação, evitando gastos desnecessários e otimizando os resultados.

CTO da CTA Smart fala sobre o papel da IoT dentro do setor de automação

Líderes inovadores e gestores de frotas estão cada vez mais cientes da necessidade de se atualizarem sobre as principais tendências de tecnologia. Dessa forma, o engenheiro elétrico Luciano Stertz, CTO e um dos fundadores da CTA Smart, falou sobre como a IoT é importante para o setor e como ela está presente em soluções inteligentes, compartilhando um pouco da sua experiência adquirida com sistemas embarcados, sistemas de software e mercado automotivo.

“Normalmente quando escutamos falar de IoT pensamos em coisas pequenas como lâmpada, escova de dentes ou uma cafeteira. Mas na verdade qualquer dispositivo que esteja online é IoT.

A CTA Smart é uma solução IoT. Trabalhamos com equipamentos que estão na garagem do cliente, que são as bombas de abastecimento e os tanques de combustível, e são dispositivos desconectados. Com a nossa solução conectamos esses dispositivos na internet e entre eles, permitindo que o cliente tenha informações em tempo real de qualquer local que estiver.”

Stertz também falou sobre como a CTA Smart utiliza a tecnologia IoT em lugares sem estrutura com internet e leva soluções de ponta para os seus clientes.

“Não queremos depender da infraestrutura do cliente, então como fazer para comunicar o nosso produto com a internet?

A solução mais óbvia é a rede de telefonia celular, mas para não depender de uma rede que pode ser instável, criamos um sistema que funciona muito bem mesmo em condições não ideais.

O equipamento não precisa estar conectado 100% do tempo na internet, porque salvamos em uma memória interna uma cópia dos dados. Mesmo sem conexão, o totem CTA Smart tem todas as informações que precisa para operar. Quando essa conexão for restabelecida, os dados coletados pelo equipamento são enviados, e o cliente terá todas as informações que precisa.”

Luciano finalizou destacando que a CTA Smart atua de forma eficiente para atender as necessidades do cliente.

“Temos o foco na solução de problemas, de um jeito simples e eficiente.  Considero a CTA, uma empresa orientada para solucionar problemas e levar soluções para os nossos clientes.”

Como implementar IoT na minha empresa de transportes?

CTA Smart é especialista em gestão do abastecimento interno de combustível, com tese na Internet das Coisas (IoT), sempre com foco na resolução de problemas e na melhora no desempenho de resultados.

atuamos em diversos parceiros, sempre levando qualidade para gestores de frotas que buscam se destacar no mercado.

Fale com o nosso time comercial e conheça as nossas soluções, estamos prontos para te ajudar.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO