KPIs para gestores de frotas: confira os 5 principais indicadores 

KPIs para gestores de frotas: confira os 5 principais indicadores . Desenvolver estratégias de negócios orientadas por KPIs (Key Performance Indicators), é fundamental para avaliar o desempenho da sua empresa, assim como medir os resultados obtidos, entre outras vantagens para gestores de frotas.

Compreender esses dados proporcionam uma visão mais clara sobre o comportamento de cada setor da empresa, os impactos gerados em outras equipes e possibilita a implementação de estratégias mais eficientes para otimizar resultados.

KPIs para gestores de frotas dentro do segmento de transportes e logística, são a chave para a implementação de ações que levam para o sucesso.

Confira os principais indicadores no artigo que preparamos. Boa leitura.

Por que os KPIs são importantes para os gestores de frotas?

Utilizar KPIs para gerenciar frotas de veículos vai ajudar os gestores a medir o consumo de recursos como combustível, lubrificantes, mensurar o número de acidentes, condições dos veículos, entre outras possibilidades.

A partir do desempenho atingido, gestores de frotas podem desenvolver estratégias pautadas em resultados e dados concretos. Sendo assim, definir as métricas que envolvam a estratégia de negócios dentro da frota de veículos se torna um diferencial para quem deseja se destacar no mercado. 

Quais as principais KPIs para gestores de frotas?

KPIs para gestores de frotas: confira os 5 principais indicadores :

  • Consumo de combustível
  • Incidência de multas
  • Despesas com Manutenção
  • Problemas nos veículos

Os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) para gestores de frotas incluem o consumo de combustível, a incidência de multas, as despesas com manutenção e a identificação de problemas nos veículos. 

O consumo de combustível afeta os custos operacionais e exige automação eficiente. Multas estão ligadas ao comportamento dos motoristas e exigem políticas rigorosas. O controle das despesas de manutenção é essencial para alocar recursos de forma eficiente, enquanto a detecção precoce de problemas nos veículos evita paralisações e gastos elevados com reparos. 

Dessa forma, esses KPIs são vitais para reduzir custos, melhorar a eficiência e garantir a segurança e confiabilidade da frota, exigindo atenção cuidadosa por parte dos gestores de frotas.

Como os KPIs podem ajudar gestores de frota?

Confira a seguir como os KPIs podem fornecer insights valiosos.

1 – Consumo de combustível

Uma das KPIs mais importantes para gestores de frotas é o controle do consumo de combustível. Através dessa ação, é possível medir o consumo de cada veículo, assim como o desempenho do motorista.

Ao realizar o controle do consumo de combustível, será possível entender se a estratégia de rotas é a ideal, se os equipamentos precisam de manutenção e entender cada ciclo de abastecimento. Com essas informações em mãos, será possível traçar uma estratégia com ações de melhorias para a empresa.

Gestores de frotas precisam ter ao seu lado a melhor automação para realizar a gestão de combustível nas empresas, a CTA Smart é especialista no assunto e tem uma solução que fornece informações em tempo real  e que podem ser acessadas de qualquer dispositivo mobile ou do computador, pois ficam armazenadas na nuvem.

2 – Incidência de multas

Compreender a incidência de multas é um KPI importante para gestores de frotas, afinal, representam um custo que sai diretamente da empresa sem que haja um retorno em forma de investimento.

A verdade é que nem sempre a multa é culpa do motorista, mas ainda assim é importante entender o padrão sobre a frequência de multas que ocorrem dentro das empresas e aplicar treinamentos adequados para os colaboradores. 

Dessa forma, é possível até mesmo melhorar a segurança dos motoristas, quando é realizada uma ação educativa visando uma direção mais responsável. 

3 – Despesas com Manutenção

Medir as despesas de manutenção é um KPI bastante relevante para o andamento da gestão de frotas. Ao ter o controle total sobre os gastos utilizados em reparos e manutenções, é possível analisar o cenário de forma estratégica, gerando assim maior oportunidade de negócios e otimizar a eficiência e vida útil dos equipamentos e potencializar o setor de operações.

O KPI de gastos de manutenção também oferece a oportunidade para decisões assertivas sobre investimentos em novos veículos, programação de manutenção e identificar gaps dos colaboradores, para então capacitá-los da melhor maneira possível.

4 – Problemas nos veículos

Avaliar o KPI de problemas dos veículos é um indicador chave para o sucesso dos gestores de frotas.

Quando os equipamentos têm avarias e precisam de constantes manutenções, isso acaba gerando um custo exagerado e por consequência cria-se um impacto financeiro no restante da empresa, seja pelo gasto com a manutenção quanto com o tempo em que as atividades ficaram interrompidas.

Dessa forma, analisar o KPI de avarias dos veículos é um passo importante para o sucesso da sua frota. 

Ao ter informações relevantes sobre as condições dos equipamentos, é possível realizar ações planejadas para otimizar o fluxo de manutenções e até mesmo a capacitação dos colaboradores.

Como calcular o KPI de consumo de combustível?

O KPI de consumo de combustível é calculado medindo a quantidade de combustível utilizada pelos veículos em um período específico. Existem várias maneiras de calculá-lo, dependendo das metas da empresa:

Consumo médio por veículo

Divida o consumo de combustível pelo número de quilômetros percorridos por cada veículo no mesmo período. Isso ajuda a avaliar o desempenho individual dos veículos e identificar problemas de consumo.

Consumo médio por motorista

Divida o consumo de combustível pelo número de quilômetros percorridos por cada motorista no mesmo período. Essa ação permite identificar o desempenho individual dos motoristas e detectar comportamentos inadequados no trânsito.

Consumo médio por carga transportada 

Pegue o consumo de combustível e divida pelo peso da carga transportada no mesmo período. Essa medida ajuda a avaliar a eficiência do transporte de carga e identificar oportunidades de otimização.

Consumo médio por tipo de veículo

Divida o consumo de combustível de cada tipo de veículo pelo número de quilômetros percorridos no mesmo período. Isso permite avaliar o desempenho de diferentes tipos de veículos e identificar oportunidades de substituição ou renovação da frota.

Vale mencionar que todos esses cálculos para chegar aos KPIs podem ser executados com o auxílio de uma automação para gestão de frotas, permitindo a coleta e análise de dados com precisão, obtendo dados seguros para tomada de decisão.

Avalie KPIs importantes para sua frota de veículos com a CTA Smart 

Analisar KPIs relevantes para a sua frota de veículos é a chave para o sucesso e ter parceiros qualificados como a CTA Smart para te ajudar nesse processo, é fundamental.

Gestores de frotas que utilizam softwares de gestão dentro da sua empresa ganham uma vantagem considerável  junto aos seus concorrentes.

A CTA Smart desenvolve a melhor automação de gestão de combustível para gestores de frotas, através do software personalizado para coleta de informações que são armazenadas em nuvem e enviadas para um sistema online

Através dessa ação é possível gerar relatórios para análise de KPIs, como por exemplo todas as informações de entrada e saída de combustível, permitindo melhor controle de seus gastos e rendimentos.

Fale com o nosso time comercial e conheça melhor as nossas soluções para gestores de frotas.

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