Caminhões cada vez mais independentes, que já saem automatizados de suas fábricas, estão facilitando e dando novos rumos à gestão de frota.

Os chamados “caminhões inteligentes” são das inovações mais prósperas, com veículos conectados 24 horas por dia, fornecendo informações que vão além da localização, como o andamento da viagem, rotas e cargas. Sistemas, como o autônomo de frenagem, o alerta de ponto cego, o assistente de permanência em faixa e o piloto automático adaptativo já vão se tornando realidade em diferentes frotas. 

Também, com a restrição de atividades presenciais no Brasil, tecnologia e logística, no setor específico de transporte, registrou crescimento de 47% de aumento no faturamento, de acordo com a Associação Brasileira Online to Offline. Esse dado mostra que cada vez mais gestores de frota entendem a necessidade de automatização, especialmente no controle de informações em um momento de operações remotas por conta da pandemia de COVID-19.

Para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades dos veículos da tecnologia, vale relembrar alguns pontos importantes para a gestão de frota. Mostramos 10 tópicos para você aproveitar ao máximo a inovação, sem perder em produtividade e rentabilidade:

 

  • 1 – A tecnologia é aliada, mas para que funcione, o processo logístico precisa ser bem estruturado como um todo;

 

  • 2 – O Planejamento é o primeiro passo para organizar a gestão automatizada, com levantamento de informações e metas estabelecidas;

 

  • 3 – Atualização é a principal vantagem da tecnologia, portanto, esteja sempre atento às transformações;

 

  • 4 – Mesmo com a informatização, a gestão de risco também é importante, pois são a partir dos dados coletados em situações anteriores que você, como gestor, pode antecipar possíveis problemas e encontrar soluções;

 

  • 5 – Quanto mais automatizado o seu processo de gestão de frota, menor será o trabalho manual, que pode se dedicar à estratégias; 

 

  • 6 – Diferentes sistemas podem ser integrados com eficácia. Ter um gestor de consumo de combustível, como o CTA Smart, pode também ser eficaz na integração da solução com sistemas de ERP, facilitando a compilação de dados e trazendo dados mais assertivos na tomada de decisões;

 

  • 7 – Ouvir os feedbacks dos clientes, também é necessário quando se fala em tecnologia. Muitos clientes também fornecem dados que podem identificar pontos de melhoria;

 

  • 8 – Soluções de tecnologia funcionam melhor quando a sua equipe entende o que está sendo feito. Treinamento e capacitação em ferramentas digitais deve ser constante, preparando todos para as mudanças;

 

  • 9 – E-mails e alertas automáticos para os clientes transmitem mais segurança na confiabilidade das informações, então, a gestão e organização também podem contar com a tecnologia nesse sentido, fidelizando parceiros e praticando a transparência dos dados;

 

  • 10 – Investir em tecnologia é também investir no meio ambiente. Reduzir desperdícios é uma atitude sustentável, principalmente quando se fala de combustível. Quer economizar no consumo de diesel e ainda colaborar para a sociedade como um todo? Então conheça mais a CTA Smart, que libera o abastecimento somente para veículos autorizados e evita os temidos desvios, além de registrar todos os dados da operação. 
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