Medir a distância, o tempo, a velocidade da sua frota é também pensar na produtividade dela, certo? Os já tradicionais Odômetro e Horímetro são norteadores que auxiliam nessa mensuração, vamos recapitular o que cada um deles faz?

O Odômetro

Odômetro é um sistema que faz a contagem da distância percorrida pelo veículo ao longo de toda a sua existência. É aquele contador de quilômetros que fica no painel dos automóveis e que hoje, com o avanço tecnológico, é um componente eletrônico, que pode medir juntamente com a quilometragem o desempenho, velocidade média e a medição de distância percorrida. 

Dá pra confiar?

Os odômetros mecânicos aos poucos estão sendo desativados, porque muito se falava em adulteração desses números, seja para informar uma quilometragem menor rodada e assim valorizar o veículo, seja para aumentar a quilometragem e mostrar uma falsa distância que não foi percorrida. Já os odômetros digitais são a evolução dos mecânicos, lembrando que sempre é possível pedir um escaneamento do módulo central dos veículos, que detecta a real rodagem de cada carro.

O Horímetro

Mais moderno e atual que o Odômetro, o Horímetro tem a função de rastrear e fazer o monitoramento da frota via GPS, com a opção de controlar as horas de uso dos veículos, além de maquinário em construções civis. O Horímetro estima a manutenção preventiva, totalizando o tempo de funcionamento dos veículos.

Dá pra confiar?

O Horímetro soma as horas de operações dos veículos para reduzir custos e realizar manutenções preventivas. Eles geralmente fornecem os dados coletados pelos próprios operadores, ou seja, os motoristas, e fica localizado também no painel do veículo. No caso dos caminhões, o horímetro não faz a contagem constante do tempo, acumulando somente o tempo em que o motor está em funcionamento. 

Tem como mensurar a produtividade da frota além destes sistemas?

Tem sim, e esse é um dos avanços tecnológicos que ajudam no gerenciamento da sua frota de maneira ainda mais eficaz. Como nenhum dos sistemas faz a mensuração do consumo de combustível, existem soluções que agregam todas as informações em um único ambiente, facilitando o serviço de gestão da frota e trazendo mais confiabilidade com o quadro de colaboradores, com a saúde dos veículos e mais.

O CTA Smart automatiza e otimiza a gestão de abastecimentos da sua frota, fornecendo informações precisas para a sua tomada de decisão. A saída de combustível do seu tanque e bomba é registrada com precisão e você pode conferir todos os dados online de qualquer lugar. 

Você consegue, por exemplo, controlar individualmente cada veículo e motorista, tendo acesso ao monitoramento de estoque do tanque e previsão de próximos carregamentos, tudo isso com assertividade e evitando erros humanos muito comuns, como anotações imprecisas e até possíveis negligências, suscetíveis por funcionários. 

Nossa solução ainda faz o registro online de data, hora, volume, bomba, veículo e frentista, sem esquecer de mensurar os quilômetros do horímetro, ou seja, traz mais confiança para você gerenciar o abastecimento e a saúde da sua frota. Conheça mais do CTA Smart aqui.

marketing CTA SMART
Coo