Setor da Indústria: as principais tendências que você precisa saber

A Indústria segue como um dos setores de maior adesão ao uso de tecnologias, não é por menos que a chamada Indústria 4.0 veio para simbolizar esse movimento.

Alguns países chamados de primeiro mundo, já disponibilizam grandes polos industriais com tecnologia de ponta, tornando-se referência para outros lugares no mundo.

O setor industrial no Brasil segue se modernizando a cada ano, com maior receptividade a automatização dos processos, implementação de softwares de gestão que auxiliam o consumo de recursos e funcionam como guia para a elaboração de estratégias eficientes.

Preparamos esse artigo para mostrar as principais tendências para o setor industrial e como elas podem trazer melhores resultados para a sua empresa.

Boa leitura.

Indústria 4.0 já é uma realidade para o setor de transportes

A Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, define o movimento da adoção de tecnologias para auxiliar no processo de desenvolvimento do modelo de negócios no setor.

Atualmente, o setor industrial tem a sua disposição diversos meios de buscar a melhor solução para atender suas demandas e com isso, nos deparamos com softwares de gestão para controle de resultados, desenvolvimento de automação industrial, armazenamento de informações em nuvem e uma série de políticas de segurança.

Confira algumas tendências de tecnologia para o setor da indústria a seguir.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) ganha cada vez mais adoção ao redor do mundo. A tecnologia permite a conexão de diversos dispositivos à uma rede de internet diretamente do aparelho, sem a necessidade de um intermediador.

A IoT gera a possibilidade da implementação de soluções industriais através da transferência de dados para a nuvem. A CTA Smart desenvolve a solução inteligente, Controladores CTA Smart, que é instalada diretamente nas bombas de abastecimento do cliente.

Dessa forma, é possível monitorar o consumo de combustível e analisar métricas em tempo real.

Segurança Digital

Conforme o uso da tecnologia avança, é preciso reforçar as políticas de segurança dentro das empresas.

O setor da indústria precisa cada vez mais investir em soluções que preservem a integridade de dados sigilosos, diminuindo assim o risco de espionagem.

Sendo assim, a tendência é que as empresas migrem parte da sua infraestrutura para a nuvem e façam parcerias com empresas especialistas nesse tipo de solução.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Automatizar os processos proporciona melhor desempenho dentro das indústrias e o machine learning (aprendizado de máquina), consegue potencializar resultados.

O aprendizado de máquina nada mais é do que um resultado que se origina de uma inteligência artificial, sendo capaz de gerar informações importantes para que um sistema execute tarefas de maneira inteligente e automatizada, pois o seu algoritmo é projetado para que ele consiga ser auto suficiente e vá aprendendo gradativamente.

Por consequência, uma inteligência artificial pode interpretar padrões e processar grandes volumes de dados baseado no aprendizado de máquina. 

Práticas ESG

Cada vez mais as empresas buscam a utilização de práticas ESG (Environmental, social and Governance) para a utilização de fontes de energias renováveis e de menor custo.

O setor industrial é um dos maiores consumidores de energia do planeta, dessa forma, o impacto ambiental acaba sendo um grande diferencial na balança

Quando as indústrias tornam-se mais sustentáveis, como por exemplo, colocam em prática o uso da energia solar, elas geram maior economia no fluxo de caixa e reduzem diretamente o impacto ambiental.

Como seguir tendências para o setor da indústria?

Líderes inovadores precisam seguir as tendências do segmento industrial, afinal, a tecnologia está a todo momento gerando novas oportunidades de crescimento para o seu negócio.

A CTA Smart desenvolve a melhor solução para gestão de combustível e redução de custos, utilizando a IoT a seu favor e fornecendo dashboards que podem ser acessados de qualquer dispositivo mobile ou computador.

O software da CTA Smart é integrado com um servidor em nuvem, gerando assim maior segurança e autonomia para o armazenamento de dados.

Fale com o nosso time comercial, estamos preparados para esclarecer suas dúvidas sobre tecnologias para o setor da indústria e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO