Smart News – Boletim semanal

Olá, leitor! Chegamos com mais uma edição do Smart News por aqui. O seu boletim semanal atualizado sobre tudo que aconteceu de mais relevante durante os dias 12 a  16 de fevereiro. 

Por aqui, todas as sextas-feiras, ao meio dia, reunimos os fatos mais importantes da semana dos setores de:

  • Transportes de diversos segmentos;
  • Logísticas;
  • Tecnologias;
  • Economia;
  • Agronegócio.

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Smart News, a semana resumida, a informação completa.

Boa Leitura!

BIODIESEL 100% APRESENTA DESEMPENHO COMPARÁVEL AO DIESEL FÓSSIL APÓS TESTES

Os resultados indicam que o veículo abastecido com B100 teve desempenho semelhante ao do diesel convencional, além de reduzir as emissões de gás carbônico em até 80%.

A JBS anunciou resultados positivos da fase inicial de testes do uso de biodiesel 100% (B100) em sua frota de caminhões. Após seis meses de operação, um caminhão DAF 530 percorreu a rota de Lins (SP) ao porto de Santos, abastecido exclusivamente com o biodiesel produzido pela JBS Biodiesel. O diretor comercial da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira, destacou que o B100 apresentou desempenho equivalente ao diesel, porém com menor impacto ambiental, emitindo consideravelmente menos CO2.

Os testes mostraram que o biodiesel é um substituto imediato para o combustível fóssil e é compatível com a tecnologia existente nos motores da indústria automobilística. Com cerca de 35 mil litros de B100 consumidos durante os testes, o caminhão percorreu mais de 59 mil km, transportando mais de 3,2 mil toneladas de produtos da JBS. O diretor da JBS Transportadora, Armando Volpe, expressou otimismo em relação ao uso em larga escala do B100, destacando seu impacto positivo na performance e preservação do motor.

Essa iniciativa da JBS está alinhada com o aumento da mistura de biodiesel no diesel anunciado pelo governo federal, refletindo o movimento de expansão dos biocombustíveis no Brasil. A JBS Biodiesel, com unidades em Lins, Mafra e Campo Verde, é uma das principais produtoras de biodiesel no país, liderando na produção a partir de resíduos das cadeias de produção de bovinos, suínos e aves, com capacidade instalada de cerca de 785 milhões de litros por ano, contribuindo para o avanço dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.

Fonte: Globo Rural

SEGUNDO O IPTL, BR 101 TEM A ROTA MAIS CARA DE ABASTECIMENTO PARA CAMINHONEIROS

O preço médio do diesel S-10 nos postos ao longo da rodovia atingiu R$ 6,10, enquanto o diesel comum chegou a R$ 5,99.

A análise mais recente do IPTL indicou que a Rodovia BR 101 foi a mais cara para os caminhoneiros abastecerem com diesel em janeiro. O preço médio do diesel S-10 chegou a R$ 6,10, enquanto o diesel comum foi vendido a R$ 5,99. Por outro lado, o preço mais baixo para o diesel S-10, de R$ 5,88, foi registrado na Rodovia Fernão Dias, o mesmo valor encontrado na Rodovia Régis Bittencourt para o mesmo tipo de combustível. Já o diesel comum mais barato foi encontrado na Régis Bittencourt, com o litro por R$ 5,72.

De acordo com Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil, muitos postos ao longo da Rodovia Rio Santos estão vendendo o diesel S-10 por mais de R$ 6, sendo até 4% mais caro do que na Régis Bittencourt e Fernão Dias. A previsão é de que novos aumentos mudem os preços nas bombas, devido ao início da vigência das novas alíquotas do ICMS. O IPTL é um índice de preços de combustíveis confiável, baseado nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, que gerencia 1 milhão de veículos e processa oito transações por segundo.

A Edenred Ticket Log, com mais de 30 anos de experiência, oferece soluções modernas e inovadoras para simplificar os processos diários dos clientes. A marca se destaca por se adaptar às necessidades dos clientes, garantindo uma abordagem flexível e eficiente para atender às demandas do mercado.

Fonte: Notícias Agrícola

ANAC PREVÊ EXPORTAÇÃO DE 7,3 TONELADAS DE SOJA EM FEVEREIRO

No mesmo período do ano passado, o Brasil exportou uma quantidade superior à prevista para este ano, chegando a 7,55 milhões de toneladas, de acordo com a associação.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) prevê que o Brasil exportará 7,3 milhões de toneladas de soja em fevereiro, uma redução em relação às 2,32 milhões de toneladas exportadas em janeiro e aos 7,55 milhões de toneladas de fevereiro do ano passado. Quanto ao milho, a estimativa é de 742 mil toneladas exportadas em fevereiro, comparadas às 3,43 milhões de toneladas de janeiro e 1,95 milhão de toneladas de fevereiro de 2023.

As exportações de farelo de soja devem atingir 2 milhões de toneladas, abaixo das 1,75 milhão de toneladas de janeiro, mas superando as 1,28 milhão de toneladas de fevereiro de 2023. Já para o trigo, a previsão é de 677 mil toneladas exportadas em fevereiro, próximo às 685 mil toneladas de janeiro e acima das 523 mil toneladas de fevereiro do ano passado.

Na semana entre 4 e 10 de fevereiro, as exportações totalizaram 2,18 milhões de toneladas de soja, 431,72 mil toneladas de milho, 465,5 mil toneladas de farelo e 59,4 mil toneladas de trigo. Para a semana de 11 a 17 de fevereiro, com base no line-up dos portos, a previsão é de que as exportações de soja alcancem 2,94 milhões de toneladas, milho 98 mil toneladas, farelo 638,9 mil toneladas e trigo 208,1 mil toneladas.

Fonte: Globo Rural

NAVEGAÇÃO RÁPIDA

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