Realizar o transporte de uma carga indivisível requer preparos especiais e uma série de cuidados que o motorista e a empresa precisam ter.

A modalidade é uma das mais peculiares para os profissionais da área de cargas, sendo que o motorista de transportes que deseja se diferenciar no mercado deve estar preparado para atender as peculiaridades da profissão.

O Brasil tem como ponto forte o transporte de carga indivisível através de suas rodovias, sendo necessário profissionais e equipamentos adequados à legislação para cumprir essa demanda.

Mas o que um motorista precisa saber para realizar o transporte de uma carga indivisível? 

Quais os cuidados e necessidades um bom gestor de frotas precisa ter para que a sua empresa se destaque no mercado competitivo?

Preparamos este artigo para esclarecer as suas dúvidas sobre o transporte de cargas indivisíveis. Veja como realizar essa atividade com qualidade e segurança. Boa leitura!

O que é transporte de carga indivisível?

A carga indivisível é aquela que não pode ser dividida, pois trata-se de um grande volume unitário.

Esse tipo de carga costuma ser grande e pesada, exigindo uma série de cuidados para que o transporte seja feito de maneira segura para o motorista e sem danos para o material.

Quais são os exemplos de cargas indivisíveis?

Existem diversos tipos de cargas indivisíveis como por exemplo asas de avião, guindastes, blocos de rocha, toras de madeira, estruturas metálicas, reatores e etc.

O que essas cargas têm em comum? Nenhuma delas pode ser fragmentada na hora de serem transportadas, cada uma delas é posicionada no compartimento de carga sem o desmonte ou fragmentação.

A partir de que peso uma carga deve ser considerada indivisível?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), lei federal que rege o todo o sistema de trânsito nas vias terrestres ao longo do território nacional, não existe uma definição para limite de pesos e dimensões de uma carga indivisível.

Confira parte do art 101, trecho onde se fala que a definição do peso e as dimensões da carga são definidas pelas empresas responsáveis pela gestão de cada rodovia.

Cargas indivisíveis segundo a Resolução 210/06 do Contran

Sendo assim, o responsável pela via poderá conceder autorização em regime especial para o transporte de cargas indivisíveis, quando a carga ultrapassar os limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Contran na resolução 2010/06.

Dessa forma, o transporte de carga indivisível é realizado de acordo com as condições e peculiaridades de cada região e suas administradoras.

Como transportar uma carga indivisível

O Contran tem como determinação, por meio da Resolução 168/2004, que todos os motoristas precisam fazer um curso de capacitação para realizarem o transporte de cargas indivisíveis.

Dessa forma, o motorista saberá dos procedimentos, cuidados e regras sobre cargas indivisíveis e poderá operar com segurança.

Veja se o veículo é adequado para o transporte

É importante que seja feita toda a vistoria e adequação do veículo para que o transporte da carga indivisível seja feita com segurança. 

Dessa forma, verifique se o veículo suporta o peso, o tamanho e tem a potência necessária para realizar o transporte da carga.

Confira se a sinalização do veículo está correta

Para a segurança de todos, é importante ter sinalização para os motoristas ao redor sobre a condução da carga indivisível.

É preciso avisar sobre o peso e a dimensão transportada, dessa forma é possível praticar a direção defensiva no momento de ultrapassar ou cruzar com o caminhão.

Placas e de advertência na parte traseira e lateral são as indicadas para realizar esse procedimento.

Solicite a Autorização Especial de Transporte (AET)

Para realizar o transporte de cargas indivisíveis, é preciso obter a Autorização Especial de Transporte. 

É necessário ter a autorização para cada viagem a ser realizada e ter uma rota de ida e volta já definida para ser informada ao DNIT.

O processo de solicitação é simples, basta os responsáveis pelo transporte da carga acessarem o site do DNIT e preencher o formulário de solicitação online ou apresentar o requerimento junto a uma unidade local do órgão.

Verifique os horários permitidos para o transporte de cargas indivisíveis 

Geralmente o transporte de cargas indivisíveis tem uma regra de horários autorizados para a circulação com segurança. 

Sendo assim, o período de noite até o amanhecer é muito comum para esse tipo de transporte, incluindo finais de semana e feriados.

Também é possível realizar o transporte de cargas indivisíveis em horário comercial, mas caso isso represente um impacto significativo no trânsito será indicado o horário noturno para a atividade.

Pague a Tarifa de Utilização da Via (TUV)

Para transportar cargas indivisíveis, o condutor precisa pagar uma taxa de utilização da via. 

O valor é calculado com base no trajeto a ser percorrido, incluindo a volta, mesmo com o caminhão vazio. 

Ao realizar o pagamento, o motorista fica isento de multas por excesso de peso, desde que o transporte da carga indivisível obedeça às regras da AET.

Solicite a Autorização Especial de Transporte (AET)

Para realizar o transporte de cargas indivisíveis, é preciso obter a Autorização Especial de Transporte.

É necessário ter a autorização para cada viagem a ser realizada e ter uma rota de ida e volta já definida para ser informada ao DNIT.

O processo de solicitação é simples, basta os responsáveis pelo transporte da carga acessarem o site do DNIT e preencher o formulário de solicitação online ou apresentar o requerimento junto a uma unidade local do órgão.

Tenha o relatório de consumo e desempenho de combustível armazenados em sistemas online com a CTA Smart

Gestores de cargas precisam realizar o controle da sua frota para monitorar desempenho e gastos com abastecimento.

A CTA Smart atua há 10 anos com soluções inovadoras e que ajudam empresas a realizarem a gestão de consumo do combustível utilizado.

Tenha informações relevantes sobre a sua empresa, armazenadas em nuvem, possibilitando a emissão de relatórios detalhados sobre consumo de combustíveis e melhor controle de seus gastos e rendimentos.

Faça o gerenciamento em tempo real de carregamentos, abastecimentos, saldo por empresa entre outras opções. 

Implemente a transformação digital dentro da sua frota e esteja alinhado com as boas práticas do mercado.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para te atende