Transporte de passageiros: principais tecnologias para o futuro

Quando falamos sobre o setor de transporte de passageiros, envolvemos diversas tecnologias que são responsáveis pelo grande avanço da mobilidade urbana.

Nos últimos anos, houve uma evolução tecnológica em diversos setores e muitas tecnologias foram implementadas junto ao setor de transporte de pessoas.

No Brasil, a chegada de aplicativos que trabalham promovendo novidades para a mobilidade urbana tornaram-se uma das melhores alternativas para otimizar a experiência dos passageiros. 

Confira as principais tecnologias para o setor de transporte de passageiros e veja como a sua frota pode implementar novas soluções.

Boa leitura.

Otimização da rota via Integração com GPS

Com a chegada da IoT e softwares integrados aos transportes de passageiros, a utilização e análise de dados são importantes para traçar a melhor rota de viagem.

Por vezes, os veículos estão conectados a uma rede de internet de dados móveis e carregam consigo um GPS, dessa forma são capazes de transmitir os dados durante o percurso e assim fornecerem informações importantes para os gestores de frotas.

Através da análise de dados é possível medir o desempenho do motorista, saber se a rota escolhida foi a mais indicada e até mesmo otimizar o tempo de viagem.

Gestão de combustível 

Realizar a gestão de combustível em transportes de passageiros é uma estratégia importante para quem é responsável por uma frota de veículos. Tendo dados relevantes é possível medir o consumo de cada transporte, além disso, detectar se algum deles necessita de manutenção.

Ao utilizar automações com soluções em software e hardware dentro da frota de veículos de passageiros, as oportunidades de otimização do consumo do diesel são maiores e também a redução de custos.

Bilhetes digitais

Utilizar o bilhete digital é uma das maiores facilidades que os passageiros têm ao seu favor. Comprar a passagem de ônibus, trem ou avião via internet e apresentá-la através dos dispositivos móveis são uma praticidade dos tempos atuais.

Além de facilitar a vida dos passageiros, o bilhete digital é mais seguro pois são mais difíceis de serem fraudados e também de se perder. As empresas precisam instalar catracas e validadores de leitura eletrônica para utilizarem essa funcionalidade.

Debitar o valor através da aproximação é outra vantagem do bilhete digital, pois basta a aproximação de um cartão que utiliza a tecnologia NFC, que a passagem será comprada no ato, agilizando o processo de embarque. 

Câmeras de Segurança

Preservar a segurança dos passageiros e motoristas precisa ser a prioridade em qualquer situação, dessa forma, instalar câmeras de segurança hoje em dia é fundamental.

Sabemos que a violência acaba sendo um problema crônico da sociedade e infelizmente a utilização de dispositivos de gravação eletrônica é necessário. As câmeras são um braço direito para inibir ações criminosas e também identificar possíveis criminosos.

O uso de câmeras de segurança ganharam maior adesão com a chegada da IoT e o uso de dispositivos móveis. O transporte de passageiros é bastante utilizado pelas pessoas e ter a sensação de segurança é importante para maior adesão dos serviços.

Quer otimizar sua frota de transportes de passageiros?

A CTA Smart trabalha junto a grandes empresas do setor de transportes, além disso, desenvolve a melhor automação com solução em software e hardware para o  gerenciamento de combustível.

Através de projetos que tornaram-se cases de sucesso dentro do setor de transporte de passageiros, implementamos a nossa automação que fica hospedada diretamente na nuvem e utiliza um hardware que fica conectado diretamente na bomba de combustível.

Graças a isso, gestores de frota são capazes de analisar o consumo de combustível, gastos, detectar a necessidade de reparo e traçar estratégias para obter melhores resultados.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para esclarecer as suas dúvidas e levar melhores resultados para a sua empresa.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO