Tudo o que você precisa saber sobre gestão da manutenção em mineradoras, saiba os principais cuidados com equipamentos e lubrificação

Operar máquinas de mineradoras envolve uma grande responsabilidade. Realizar a gestão dos equipamentos na sua empresa de mineração, com foco na manutenção preditiva e no controle de abastecimento, representa um papel importante para a prevenção de acidentes e para trazer melhores resultados.

Manter a sua frota de equipamentos funcionando plenamente é um grande desafio, e realizar a lubrificação dos equipamentos da maneira correta, é primordial para a redução de custos com manutenção e obter melhores resultados dentro da operação.

Veja as principais dicas para gestores de frotas de mineração consigam realizar a lubrificação dos equipamentos. Boa leitura!

Por que lubrificar equipamentos de mineração?

O ramo da mineração utiliza diversos equipamentos para realizar a exploração de minerais, sendo expostos a condições de deterioração elevada. O maquinário acaba sendo bastante exigido devido ao desgaste que as atividades exigem, terrenos irregulares e atritos junto à uma dura superfície.

Dessa forma, é necessário que as empresas de mineração realizem a lubrificação periódica dos equipamentos, minimizando assim o desgaste das peças e mantendo um melhor desempenho da frota.

Este setor é um dos maiores consumidores de lubrificantes por conta do desgaste que os equipamentos sofrem, sendo assim, é sempre importante manter a manutenção em dia.

Lubrificação de equipamentos tem papel fundamental nas mineradoras

Dentro do ramo de mineração, realizar apenas a manutenção preventiva não é o suficiente, sendo indicado implementar a manutenção preditiva. 

Dessa forma, realizar o acompanhamento das condições em que o equipamento se encontra, como a temperatura do motor, ruídos estranhos entre outros fatores que apontem um mau funcionamento, é fundamental.

Realizando a manutenção preditiva, a empresa pode prever eventuais acidentes ou quebras de equipamento, antecipando ações de correção para evitar prejuízos.

Dicas para realizar a lubrificação da sua frota em mineradoras

Veja algumas dicas básicas para que a sua empresa faça uso da melhor estratégia na lubrificação de equipamentos. É importante que esse processo seja conduzido de maneira sistêmica para evitar acidentes e interrupção da operação.

1 – Utilize produtos de acordo com o manual de instruções

Máquinas de mineradoras são compostas por muitas peças, sendo cada uma delas com necessidades diferentes, sendo assim, verifique o manual de instruções e certifique-se do que cada uma delas faz e o produto ideal para fazer a lubrificação.

2 – Implemente um planejamento para lubrificar sua frota

Mesmo que sua empresa implemente a manutenção preditiva, é importante ter um determinado tempo para a lubrificação dos equipamentos de mineração, mesmo que eles não apresentem problemas.

Dessa forma, é possível aumentar o tempo de vida útil da sua frota, reduzir o risco de prejuízos e evitar acidentes.

3 – Realize a capacitação dos colaboradores

É importante que os colaboradores da sua empresa sejam constantemente treinados e preparados para o manuseio correto dos equipamentos, sendo capazes de identificar algum tipo de problema.

Investir na capacitação dos funcionários é uma das melhores formas de otimizar resultados e ter um melhor retorno para a sua mineradora.

4 – Tenha parceiros para ajudar na lubrificação de equipamentos

Ser capaz de identificar a necessidade de lubrificação é importante, contudo, nem sempre há uma mão de obra qualificada para lubrificar o equipamento. Sendo assim, tenha junto a sua empresa parceiros que sejam especialistas nesse tipo de ação. 

Ter profissionais qualificados para fazerem a gestão dos seus equipamentos é fundamental para manter a operação funcionando sem interrupções ou prejuízos.

Sua empresa investe em tecnologia para análise de métricas dos equipamentos?

Ter uma boa gestão de combustível impacta diretamente no funcionamento correto dos equipamentos e por consequência na frequência com que eles vão precisar de manutenção. 

O CTA Smart desenvolve soluções inteligentes que permitem a análise de métricas através de informações coletadas a partir das bombas de abastecimento próprias, dessa forma, a mineradora pode realizar a gestão do seu estoque de combustíveis.

Os gestores de frotas de mineração são capazes de monitorar o consumo do diesel utilizado pelos equipamentos, sabendo assim o melhor momento para realizar novas aquisições ou traçar estratégias baseadas no consumo. 

Tenha acesso às informações de qualquer dispositivo e prepare a sua frota para obter o melhor desempenho e gerar redução de custos.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para te ajudar.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO