T9 é uma sigla que significa “Texto em 9 teclas”. Na prática, o T9 serve para agilizar a escrita em aparelhos com teclado numérico. É uma tecnologia de previsão de texto para teclados no formato 3×4 como em celulares e outros aparelhos para facilitar a entrada de texto.

Ele funciona da seguinte forma: o aparelho traz junto ao teclado um dicionário enorme de palavras e as suas respectivas sequências de teclas. Quando você digita aquela sequência de teclas, o T9 mostra a palavra certa.

E como o T9 é importante para a CTA?

Nosso sistema faz a identificação de frota e veículos de diferentes formas conforme a necessidade do cliente. Segundo Luciano Stertz, Diretor de TI da CTA Smart, “a indicação de utilização do T9 se dá quando apenas os números da identificação do veículo não são suficientes para identificá-lo.” 

Stertz aponta que a utilização do teclado T9 é recomendada especialmente para veículos que não tem placa e com número de frota constituído por letras e números, como equipamentos para construção ou mineração, por exemplo. Segundo ele “o teclado T9 é bastante eficiente em casos como o de construtoras que possuem várias máquinas que não tem emplacamento porque não andam na estrada. Neste caso é necessário uma identificação de frota para cada veículo.”

Quando a frota possuir, por exemplo, dois rolos compressores, usa-se uma combinação de letras e números que o identifique. Comumente usa-se duas letras para identificar um tipo de máquina (Rolo compressor = RC) e dois números para identificar qual máquina é (01 e 02). Quando necessário identificá-los no sistema, pode-se utilizar o teclado para diferenciar os mesmos (RC01 e RC02).

Com as novas placas padrão Mercosul, vigentes em território nacional desde janeiro de 2020, agora contendo além da alteração nas cores, a nova identificação, que substitui o segundo número da sequência da placa atual por uma letra, nosso sistema também atualizou!

Lembramos que, mesmo que os veículos tenham números de identificação repetidos, em caso de utilização do teclado sem a tecnologia T9, ainda é possível localizar os veículos pelas setas de orientação do teclado normalmente. Mas se comodidade for a prioridade, a CTA Smart também trabalha com cartões e chaveiros RFID, sem digitação, saiba mais clicando aqui.

A identificação numérica ainda é amplamente utilizada pelos clientes CTA Smart, por ser mais conhecida e habitualmente utilizada em outros processos mas a tecnologia T9 já ganhou seu espaço em nossos equipamentos. Desde janeiro de 2020 todos os adesivos novos feitos pela CTA Smart e Link2Pump já possuem letras gravadas em cada tecla, assim, caso o cliente queira conhecer a tecnologia, o equipamento já estará pronto para o processo.

Luciano ainda salienta a importância da utilização da tecnologia: “A digitação utilizando o teclado T9 é muito interessante pois ela substitui a digitação em teclados alfanuméricos, que geralmente são mais complicados de serem utilizados em campo pelos clientes. É mais um avanço da CTA para a comodidade dos nossos clientes.”

Lembre-se, a CTA Smart está atuando em home-office, prezado pela saúde de todos os colaboradores e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não precisamos ficar distantes, entre em contato pelos telefones:

Suporte Técnico: 51 99888 0734

Financeiro: 51 99963 4727

Marketing: 51 98064 3290

Desenvolvimento e TI: 51 9960 2647

Comercial: 51 99569 4933 | 51 99775 9495 | 51 99895 4163.

marketing CTA SMART
Coo