O Agronegócio movimenta milhões na economia brasileira e o uso da tecnologia é um fator fundamental para o sucesso do setor.

Apesar da crise mundial causada pela pandemia e também a guerra entre Rússia e Ucrânia, o agronegócio brasileiro vem prosperando e apresentando bons resultados.

Dessa forma, o setor agro tem suprido a demanda por alimentos seguros através do uso de tecnologia, proporcionando produtos de qualidade apesar dos grandes desafios que os produtores rurais enfrentam.

O uso da tecnologia aumenta não somente a produtividade como também serve de ferramenta para a criação de mecanismos de sustentabilidade para processos de cultivo e produção.

Através de softwares especializados para o setor do agronegócio, equipamentos e sensores inteligentes, tem sido possível mitigar os impactos ambientais durante o processo de cultivo e manter um excelente nível de produtividade.

Preparamos esse artigo listando os principais tipos de tecnologia utilizados para o agronegócio e te ajudar a obter melhores resultados.

Boa leitura!

Qual o papel da tecnologia para o agronegócio?

O setor industrial de um modo geral tem absorvido as novas tecnologias do mercado e o agronegócio não é diferente, pois agregam benefícios aos produtores e trazem como resultados maior qualidade na produção alimentar e maior sustentabilidade.

Implementar tecnologias de ponta para o setor agro também entrega benefícios para a natureza, pois é possível aproveitar os recursos naturais com maior responsabilidade e assertividade, além disso, também são responsáveis por gerar maior rentabilidade para os produtores.

Grandes gestores agro destacam-se no mercado competitivo pois conseguem agregar maior valor ao seu negócio e por consequência recebem mais pela produção realizada de maneira responsável e controlada.

Dessa forma, o setor do agronegócio está cada vez mais receptivo a adoção de tecnologias para aprimorar o desempenho da sua produção, melhorando a qualidade dos seus produtos e a gestão de equipamentos da sua frota.

Veja a seguir uma lista com as principais tecnologias para o setor agro.

1 – Monitoramento via GPS

A utilização do GPS no agronegócio é uma prática existente há décadas, mas que vem se modernizando e ganhando novas funcionalidades com o passar dos anos.

Através de informações coletadas e análises de longitude e latitude, é possível realizar o mapeamento mais preciso da região.

É possível utilizar a telemetria através do GPS e realizar delimitação de terreno. Sendo assim, através do uso de GPS os produtores podem analisar regiões afetadas por pragas, doenças, ver condições de solo e aplicar soluções assertivas.

Ao adotar o uso de GPS, é possível dar tratamentos diferenciados para os terrenos afetados por doenças ou que sofrem por um maior desgaste do solo, otimizando assim o consumo de recursos, gerando um ganho de tempo para produtos agrícolas com análises rápidas e precisas.

2 – Software para gestão e monitoramento de combustível no setor agro

O setor não seria o mesmo sem a utilização de máquinas pesadas e equipamentos especializados para otimizar a produção em larga escala.

Através do uso correto dos equipamentos é possível otimizar a produção e por consequência obter mais lucros.

Existem diversos cuidados que devem ser tomados para o uso eficiente de equipamentos, dentre elas a gestão de combustível se destaca como necessário para se obter melhores resultados.

A CTA Smart é especialista em softwares de gestão integrados para o monitoramento em tempo real do combustível utilizado. Através da emissão de relatórios assertivos, é possível acessar as informações através de planilhas, arquivos de texto ou na tela do computador e celular.

Utilizar softwares de gestão é primordial para ter o controle de tudo que é feito dentro da cadeia de produção agro, sendo assim, grandes produtores estão sempre alinhados a essa boa prática.

3 – Máquinas pesadas autônomas para o agronegócio

Através dos anos a utilização da tecnologia foi sendo incorporada às máquinas autônomas e trouxeram como benefício maior produtividade, reduziram custos e desperdícios.

Como já dito nesse artigo, a utilização de GPS é uma tecnologia bem difundida no setor agro, dessa forma, ela pode ser incorporada aos equipamentos agrícolas.

Através da junção do GPS e máquinas autônomas e inteligentes, é possível realizar a operação de maneira eficiente e programável através de softwares de gestão.

Equipamentos como tratores e drones servem de exemplo, pois através de aplicações e sensores do GPS são capazes de operar de maneira autônoma e gerarem maiores ganhos.

Perceba que as tecnologias são integradas, GPS, softwares de gestão, equipamentos e maquinário. O setor do agronegócio é capaz de reunir diversas inovações e utilizar de maneira equilibrada para se obter uma produção robusta e lucrativa.

4 – Drones para mapeamento da região

A utilização de drones tornou-se um dos grandes aliados para o acompanhamento remoto de regiões e um braço direito para produtores agro.

Através da utilização em conjunto com GPS e softwares de monitoramento, os drones são capazes de sobrevoar grandes áreas e trazer um panorama geral de terrenos através de imagens com alta resolução e métricas compartilhadas em tempo real através da tela do computador.

Dessa forma, a adoção dos drones tem sido cada vez mais frequente dentro do agronegócio, pois proporcionam ganho de tempo e maior receita devido a grande capacidade de análise de terrenos e compartilhamento de dados precisos.

Integrar tecnologias é o melhor caminho para se obter resultados satisfatórios e cada vez melhores dentro do mercado agro.

Quer implementar novas tecnologias para o agronegócio em sua empresa? A CTA Smart é especialista em softwares de gestão.

O agronegócio no Brasil segue com grande potencial de crescimento e a adoção de novas tecnologias é uma realidade que não pode mais ser ignorada.

Grandes produtores devem estar alinhados com a transformação digital presente no mercado agro e fazer o uso da tecnologia de maneira consciente e com objetivo de trazer melhores resultados para sua empresa e para a sociedade.

A CTA Smart é especialista em soluções para gestores de frotas e profissionais do agronegócio que se preocupam com o meio ambiente e também com o impacto que uma produção feita com responsabilidade, pode gerar para as pessoas.

Fale com o nosso time comercial e saiba otimizar sua produção através de soluções inteligentes.