O que é carga a granel? Veja como transportar

O transporte de carga a granel é aquele responsável por entregar grãos do setor agrícola, geralmente feitos em sacas sem uma embalagem própria.

Ao realizar a logística de entrega dos produtos a granel, é necessário selecionar o veículo adequado e também considerar as peculiaridades de cada carga.

Preparamos esse artigo para mostrar quais são os tipos de carga a granel e como realizar o transporte dessas cargas peculiares e de grande circulação no Brasil.

Boa leitura.

Quais são os tipos de carga a granel?

Existem dois tipos de carga a granel, a sólida e a líquida. Veja a seguir as divisões sobre cada uma delas.

Carga a granel sólida

A carga a granel sólida é definida pela medição de quantidades em quilogramas.

Exemplos de carga a granel sólida

Dentro do grupo temos:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Milho;
  • Café;
  • Carne;
  • Grãos de trigo.

Os produtos agrícolas são classificados quase em sua totalidade como a granel. Também são consideradas carga a granel sólida os minerais como a bauxita, manganês, os minérios de ferro, entre outros.

Carga a granel líquida

A carga a granel líquida é medida através da contagem por litros.

Exemplos de carga a granel líquida

Na categoria temos:

  • Combustível (gasolina, etanol, diesel e petróleo);
  • Água;
  • Suco;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Refrigerante;
  • Óleos vegetais.

O transporte de carga a granel líquida representa uma parte importante do setor de exportações no Brasil, como por exemplo o combustível.

Como transportar carga a granel?

Gestores de frotas ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de transportar uma carga a granel, sendo necessário entender a peculiaridade de cada uma delas.

É importante realizar a manutenção periódica da sua frota de caminhões, evitando assim acidentes nas rodovias e entregar as cargas a granel com eficiência e segurança.

Mas qual caminhão utilizar para transportar a carga? É preciso levar em consideração se o transporte é de carga a granel sólida ou carga a granel líquida.

Como transportar carga sólida a granel

Para transportar cargas a granel são indicados caminhões truck, silo, a carreta e o bitrem. Quando falamos de grandes quantidades de carga a granel sólida, o container mais indicado para o transporte é o bulk (graneleiro).

Visando a maior segurança dentro das rodovias no Brasil, o Contran elaborou a resolução 441 com a determinação da utilização de uma lona ou dispositivo similar para proteger a mercadoria e não prejudicar o funcionamento do caminhão.

Dessa forma, veja qual o melhor caminhão para transportar a sua carga.

Transportar carga líquida a granel

Para transportar cargas a granel líquida, utiliza-se em muitos casos containers no estilo tanque, são os caminhões-pipa ou caminhão-tanque. Os equipamentos são bastante resistentes e com vedação reforçada.

É bastante comum que esse tipo de transporte precise de cuidados especiais na revisão das condições do container, para que não haja vazamentos.

Quando trata-se de uma carga líquida perigosa como combustível ou elementos químicos, é necessário ter o documento de inspeção dos equipamentos.

Realize a gestão da sua frota de transporte de carga a granel

Realizar a gestão da frota de carga a granel é um desafio para líderes que precisam expandir seu negócio e aumentar o faturamento.

Investir na adoção de soluções inteligentes é fundamental para otimizar os resultados da sua frota, garantindo a segurança dos colaboradores e um controle das métricas de consumo, gerando assim relatórios precisos.

A CTA Smart atua há 10 anos no mercado  levando soluções inteligentes para gestores de frotas e gerando negócios de valor.Entre em contato com o nosso time comercial, temos a solução ideal para sua frota utilizar a tecnologia ao seu favor.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Todos

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Todos

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO