Smart News – Boletim semanal

Olá, leitor! Chegamos com mais uma edição do Smart News por aqui. O seu boletim semanal atualizado sobre tudo que aconteceu de mais relevante durante os dias 27 de agosto a 1º de setembro.

Por aqui, todas as sextas-feiras, ao meio dia, reunimos os fatos mais importantes da semana dos setores de:

  • Transportes de diversos segmentos;
  • Logísticas;
  • Tecnologias;
  • Economia;
  • Agronegócio.

Fique de olho no nosso balanço semanal e tenha a informação na palma da sua mão através do nosso Instagram e Linkedin !

Smart News, a semana resumida, a informação completa.

Boa Leitura!

Reflorestamento no litoral paulista é realizado por drones e inteligência artificial

Restauração da mata após temporal que atingiu a Barra do Sahy, em fevereiro, utiliza aeronaves e biocápsulas para semeadura

Capitaneado pelo Instituto de Conservação Costeira (ICC), e pela Ambipar, o reflorestamento da cidade afetada pelas fortes tempestades ocorridas em fevereiro deste ano, teve início no mês de agosto por meio de drones e uso de inteligência artificial. A solução se mostrou eficiente por conta do difícil acesso ao terreno da Barra do Sahy – SP, região que sofreu mais de 600 deslizamentos e a perda de 200 hectares de Mata Atlântica. 

Segundo a revista Veja, as sementes de 20 espécies nativas da região foram colocadas em biocápsulas feitas de colágeno, o que consequentemente, as torna biodegradáveis. “O colágeno e o adubo são ricos em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, que aceleram o crescimento das mudas”, afirma o engenheiro ambiental Gabriel Estevam, do Centro de Pesquisa da Ambipar.

Ainda em depoimento para a Veja, Estevam reitera que os drones são capazes de despejar 20.000 sementes por viagem, além de mapear o terreno e localizar os pontos exatos para o despejo. O tempo previsto para a conclusão é de dois anos, e em 10 anos, a Mata voltará a atingir o máximo potencial na região.

Fonte: Veja

El Niño poderá ter impactos significativos na produção agrícola e pecuária do Brasil ao longo de 2023 

Especialistas discutiram esses potenciais efeitos em live promovida pelo Globo Rural, destacando as preocupações e incertezas associadas a esse evento

De acordo com os especialistas, em Live “Impactos do Clima para o Agro” promovida pelo Globo Rural, é provável que o El Niño resulte em temperaturas acima da média durante a primavera e o verão. O “estresse da vaca”, um conceito que avalia as variações de temperatura que impactam na saúde e na produtividade dos animais, pode se intensificar, afetando o desenvolvimento do gado leiteiro. Isso ocorre porque temperaturas extremas podem levar a problemas de saúde e, em casos mais graves, até mesmo à morte dos animais.

Os impactos também são esperados para a região Centro-Oeste do Brasil, que lidera a produção de grãos no país. Embora haja previsões de umidade favorável, os especialistas alertam que a ocorrência de chuvas irregulares em setembro pode comprometer as condições ideais para o plantio, aumentando a possibilidade de replantio e reduzindo a eficiência produtiva.

Em última análise, a discussão destaca a crescente importância de monitorar as mudanças climáticas, especialmente em setores altamente dependentes das condições destas, como a agricultura.

Fonte: Globo Rural

Israel inicia parceria comercial para a exportação de carne de frango brasileira

Anúncio foi feito durante a Expointer, em Esteio – RS, pelo ministro Carlos Fávaro

Nesta quinta-feira (31) o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comunicou que Israel iniciará a importação da carne de frango brasileira. Segundo ele, o Brasil será o primeiro país autorizado a exportar o insumo para os israelenses que consome, em média, mais de 60 quilos de carne de aves anualmente per capita.

Acerca da preocupação com a gripe aviária, o ministro afirmou que a doença não atingiu as granjas comerciais do país. Ao todo, foram contabilizados 86 casos de contaminação, sendo 84 em aves silvestres e dois em criações de fundo de quintal.

De acordo com o Globo Rural, esses casos não alteram o status sanitário do Brasil, feito pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa).

Fonte: Globo Rural, Avicultura Industrial

Até a próxima semana!

NAVEGAÇÃO RÁPIDA

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Notícias

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Notícias

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO