Smart News – Boletim semanal

Olá, leitor! Chegamos com mais uma edição do Smart News por aqui. O seu boletim semanal atualizado sobre tudo que aconteceu de mais relevante durante os dias 3 a 8 de setembro.

Por aqui, todas as sextas-feiras, ao meio dia, reunimos os fatos mais importantes da semana dos setores de:

  • Transportes de diversos segmentos;
  • Logísticas;
  • Tecnologias;
  • Economia;
  • Agronegócio.

Fique de olho no nosso balanço semanal e tenha a informação na palma da sua mão através do nosso Instagram e Linkedin !

Smart News, a semana resumida, a informação completa.

Boa Leitura!

46ª Edição da Expointer tem recorde de público e de faturamento

A feira deste ano movimentou o montante de 8 bilhões de reais e cresceu 12% em relação a 2022

Durante os dias 26 de agosto a 3 de setembro, ocorreu em Esteio – RS a Expointer, tradicional feira de agronegócio que ocorre no sul do país. A 46ª edição do evento contabilizou mais de 800 mil visitantes e obteve um faturamento de aproximadamente 8 bilhões de reais, de acordo com o Portal Terra. 

Estes números representam um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, mesmo com algumas adversidades, como a crise do leite e as quebras de safra, diz Globo Rural. “Pensávamos que não seria possível superar aqueles números de 2022. Mas aqui estamos, mais uma vez, comemorando negócios em alta. Por isso, temos de valorizar o produtor rural. De grãos, de carne e de leite, que, apesar dos problemas enfrentados, segue investindo na propriedade”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier.

Segundo o Jornal NH, o setor de máquinas e implementos movimentou o maior volume do evento, 7,35 bilhões de reais. As vendas de animais e agropecuária ficaram abaixo do esperado, arrecadando o total de 11,7 milhões de reais.

Fonte: Portal Terra, Globo Rural, Jornal do Comércio, Jornal NH

Venda de caminhões novos cresce em agosto

As montadoras Volvo, Volkswagen e DAF lideram o ranking de vendas no oitavo mês do ano

Dados são do relatório mensal de emplacamentos de novos veículos da Fenabrave, divulgado em setembro e apontam um crescimento de 10,59% em relação ao mês de julho. Em relação a 2022, os número não têm sido positivos, a situação se dá em relação ao alto valor dos novos motores Euro 6, equipados nos caminhões 0km.

Conforme o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o mercado de caminhões está se ajustando em relação ao preço dos veículos, o que explica a queda na demanda.

Segundo o Estadão, os veículos mais emplacados da categorias no mês de agosto foram:

  • 1º – Volvo FH 540, com 639 unidades
  • 2º – Volkswagen 11.180, com 375 unidades
  • 3º – DAF XF 530, com 361 unidades

Fonte: Estadão, Fenabrave

Brasil está próximo de ser a 8ª maior economia do mundo

Dados do Fundo Monetário Internacional apontam para a 10ª posição ainda em 2023. Austin Rating projeta resultado mais otimista

Segundo a CNN, o Brasil está caminhando para se tornar a 8ª maior economia do mundo em 2023, de acordo com o economista Alex Agostini da Austin Rating. Embora o Fundo Monetário Internacional (FMI) inicialmente tenha previsto que o Brasil terminaria o ano em 10º lugar, Agostini acredita que o país está superando essas projeções devido ao crescimento recente. 

Com um aumento projetado de 2,31% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, o Brasil poderia atingir uma riqueza de US$ 2,08 trilhões até o final do ano, o que o colocaria entre as maiores economias do mundo, ultrapassando a Itália e possivelmente até a 8ª posição. Esse desempenho é impulsionado pelo PIB brasileiro, que cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, com a indústria e os serviços mostrando um bom desempenho.

Considerando o período dos últimos 4 trimestres, o PIB registrou um crescimento de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os destaques deste semestre, estão o bom desempenho da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%). Como as atividades de serviços respondem por cerca de 70% da economia do país, o resultado do setor influencia ainda mais a expansão do PIB.

Fonte CNN Brasil

Até a próxima semana!

NAVEGAÇÃO RÁPIDA

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Notícias

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Notícias

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO