Smart News – Boletim semanal

Olá, leitor! Chegamos com mais uma edição do Smart News por aqui. O seu boletim semanal atualizado sobre tudo que aconteceu de mais relevante durante os dias 17 a 22 de setembro.

Por aqui, todas as sextas-feiras, ao meio dia, reunimos os fatos mais importantes da semana dos setores de:

  • Transportes de diversos segmentos;
  • Logísticas;
  • Tecnologias;
  • Economia;
  • Agronegócio.

Fique de olho no nosso balanço semanal e tenha a informação na palma da sua mão através do nosso Instagram e Linkedin !

Smart News, a semana resumida, a informação completa.

Boa Leitura!

Inverno se despede com onda de calor extremo

Temperaturas poderão atingir até 40ºC em algumas regiões do país impactando diretamente no agronegócio.

O MetSul  Meteorologia divulgou um relatório no domingo (17/09) alertando sobre uma onda de calor extremo que deverá ser sentida em todo o território nacional a partir do próximo final de semana. As temperaturas irão variar entre 35ºC e 45ºC nas regiões do país, sendo no Centro-Oeste, o principal pico de calor que deve ser registrado – entre 43ºC a 47ºC. Vale lembrar que a região é a principal produtora de grãos do país e é responsável por 10% do PIB brasileiro.

De acordo com o Globo Rural, a região Sul não deverá sofrer tanto com o calor, entretanto poderá seguir enfrentando fortes chuvas e tempestades tropicais. Essas temperaturas favorecem a colheita da safra de algodão, que acontece no final de setembro. Contudo, produtores de soja e pecuária estão preocupados com os impactos da forte onda de calor, diz Canal Rural.

Como proteger o rebanho do calor

Disponibilize bebedouros e recipientes grandes suficientes para que todos os animais tenham acesso à água. Para impedir que algum animal adoeça, fique fraco ou até mesmo sofra com insolação, sua propriedade deve ter árvores de grande porte ou abrigos construídos para gerar sombra. Manipular o rebanho em horários muito quentes não é uma boa ideia. Isso porque o procedimento pode ocasionar no aumento de temperatura corporal dos animais, gerando assim um estresse desnecessário que pode causar perda de produção.

Fonte: MetSul, Globo Rural, Canal Rural

Petrobras Podium é a primeira gasolina de carbono neutro do país

Isso significa que os gases de efeito estufa emitidos em todas as etapas do ciclo de vida do combustível serão totalmente compensados.

Nesta terça-feira (19) a petroleira anunciou que sua gasolina premium, a Petrobras Podium, será a primeira de carbono neutro do país. O combustível que existe desde 2002 é considerado o melhor do país, contento a menor taxa de enxofre e a maior octanagem do mercado, o que melhora o desempenho do veículo. A partir de agora, os gases de efeito estufa emitidos em todas as etapas do ciclo de vida do combustível serão totalmente compensados com ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.

Segundo a Agência Brasil, a Petrobras ganhou o título após realizar a metodologia de avaliação do ciclo de vida (AVC), que consiste em medir a emissão de gases de efeito estufa em toda a vida útil do combustível, desde sua extração até o uso pelo consumidor final. 

A Petrobras Podium é produzida na refinaria de Cubatão, São Paulo, e atualmente não está disponível em todas as revendedoras do país, somente nos postos das principais cidades.

Fonte: Agência Brasil

Construção civil tem alta de de 0,18% nos preços em agosto

Acumulado dos últimos 12 meses ainda é abaixo do mesmo período do ano anterior; veja os estados e números.

Em agosto, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) registrou um aumento de 0,18%, representando uma leve redução de 0,05 ponto percentual em comparação com o mês anterior (julho) quando o índice estava em 0,23%. Esse aumento foi principalmente impulsionado pelo aumento de 0,64% nos custos da mão de obra na construção civil.

Segundo o Poder 360, no acumulado dos últimos 12 meses, o Sinapi apresentou uma variação de 3,11%, o que representa uma desaceleração em relação aos 12 meses anteriores, quando a variação havia sido de 3,52%. Isso indica uma certa estabilidade nos preços da construção civil durante o período considerado.

É importante notar que em agosto de 2022, o índice havia sido de 0,58%, o que indica uma variação menor em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Além disso, a parcela dos materiais utilizados na construção civil apresentou queda pelo quarto mês consecutivo, o que pode estar relacionado a fatores como oferta e demanda no mercado de materiais de construção.

Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até a próxima semana!

NAVEGAÇÃO RÁPIDA

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Notícias

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Notícias

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO