O que é ESG? Saiba porque ela é importante para as empresas

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, em português significa “Ambiental, Social e Governança”.

Empresas de diversos segmentos passaram a se preocupar com ações que estejam alinhadas com esse movimento, o que inclui as melhores práticas de preservação ambiental, sociais e de governança. 

Sendo assim, essas ações tornam-se um grande diferencial para empresas do segmento de logística, transportes e tantas outras em meio a concorrência, o que em alguns casos também são consideradas fator decisivo para se conseguir novos investidores.

Gestores de frota seguem se atualizando sobre as melhores práticas de ESG e procurando informações relevantes sobre o tema.

Saiba mais sobre as práticas ESG e como ela pode ser importante para a tomada de decisões na sua empresa. Boa leitura.

Qual o objetivo da ESG?

A ESG tem como objetivo promover as melhores práticas de sustentabilidade com foco no Ambiental, Social e Governança. O seu termo em inglês significa “Environmental, Social and Governance”.

Environment – Ambiental

A letra “E” da sigla “ESG” faz referência às boas práticas de preservação do meio-ambiente.

Por exemplo, ela se enquadra perfeitamente dentro da indústria de transportes e veículos, pois as ações envolvem estratégias de preservação da natureza e a diminuição da emissão de gás carbono, o desmatamento das florestas, boa estratégia de eficiência energética, preservação da biodiversidade, redução da poluição do ar, economia da água potável da Terra entre outras ações.

Social

A letra “S” da sigla “ESG” refere-se a ações sociais, com o objetivo de levar benefícios e melhor qualidade de vida para a sociedade.

Empresas preocupadas com a parte social do seu modelo de negócios, preocupam-se com atividades relacionadas ao respeito e cumprimento dos direitos humanos, leis trabalhistas, proteção e privacidade de dados, diversidade, inclusão e outras questões similares.

Governance – Governança

A letra “G” da sigla “ESG” está relacionada à parte administrativa das organizações.

A governança se relaciona com ações que envolvem a estrutura organizacional referentes aos conselhos, auditoria, políticas de remuneração, código de conduta, envolvimento com o Governo e a canais de denúncias para que casos de abuso de autoridade não aconteçam. 

Quais são os pilares da ESG?

Os principais pilares da ESG são divididos em 6 partes.

1 – Business Transformation

Está relacionado a formação de estratégias que visam a mudança na condução de negócios da empresa, o foco está na adaptação às necessidades do mercado que segue em constante transformação. 

2 – Monetização

Entender perdas e ganhos do setor financeiro é importante para traçar estratégias de responsabilidade fiscal.

Ter práticas que sejam capazes de medir a eficácia das ações da empresa, é uma ação importante para dar segurança a responsabilidade financeira de todos os envolvidos.

3 – Asseguração

Divulgar relatórios sobre os resultados de ações ESG é de extrema importância, contudo isso precisa ser feito com responsabilidade e transparência.

Dessa forma, é importante que os relatórios sejam emitidos por auditores independentes e que credibilize as informações relatadas.

4 – Rastreabilidade

A rastreabilidade fica responsável pela transparência de processos dentro das empresas. Assim, é possível controlar a cadeia de suprimentos e qualidade.

Fornecedores procuram empresas que promovam a transparência de informações e qualidade dos seus produtos.

5 – Economia Circular 

O foco da economia circular é a preservação do meio-ambiente, promovendo a redução de resíduos.

Empresas com foco nesse pilar de ESG, se comprometem a diminuir os descartes de produtos no meio-ambiente e realizar um movimento circular de entrada e saída de materiais sem que haja poluição e desperdício de recursos.

6 – Governança

Por fim, a governança, que se compromete com ações responsáveis em manter um clima organizacional saudável e justo, livres de abusos e preparado para receber opiniões divergentes e que tenham o foco no crescimento do negócio.

Como implementar ESG na minha empresa?

Para implementar as práticas ESG dentro da sua empresa conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil divulgados no site da ONU e veja em quais é possível implementar.

Dessa forma, gestores de diversos segmentos começam a ter um norte para qual direção elas devem tomar.

A CTA Smart já atuou na implementação de práticas ESG junto a empresas que desejam promover ações de melhorias para um modelo de negócios mais responsável.  

Sendo assim, a CTA Smart se qualifica como um importante parceiro para gestores de frotas que desejam dar os primeiros passos rumo a novas maneiras de trabalhar em prol de um futuro melhor para o planeta.

Fale com o nosso time comercial, estamos prontos para ajudar o seu negócio a se destacar no mercado através com a otimização de resultados.

Posts Relacionados

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil Gestão de Frota

4  Desafios da Gestão de Combustível em Construção Civil

Em empresas do setor da construção civil, o consumo mensal de combustível é altíssimo. Para que tenha uma base, as organizações usam mensalmente 50 mil, 150 mil e […]

CONTINUE LENDO
Gestão de Abastecimento: Automação x Manual Gestão de Frota

Gestão de Abastecimento: Automação x Manual

A automação na gestão de abastecimento da frota de veículos traz muitas dúvidas, principalmente quando comparada com a forma manual. Isso porque o controle do abastecimento interno tem […]

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO