Telemetria veicular: o que é, tipos e para o que serve

Existem diversos tipos de telemetria, sendo uma delas a veicular. Através dela é possível monitorar e detectar diversos tipos de problemas através de análises detalhadas do equipamento.

Quando uma empresa realiza a telemetria, significa que ela está ciente de cada detalhe da sua frota de veículos, coletando dados valiosos e que serão capazes de gerar informações para diversas estratégias.

O que é telemetria veicular?

Quando falamos em gestão de abastecimento para frotas de veículos, a telemetria é uma das funções e aptidões que facilita o sistema de controle de diferentes KPIs, como combustível, percursos, cargas, mecânica, motoristas, entre outros. 

A telemetria veicular é mais uma das inovações digitais que auxiliam nesse processo, coletando informações de veículos de forma remota.

Através da telemetria é possível verificar a velocidade, a distância, a localização,o  tempo de parada e o consumo de combustível. Dessa forma, as operações são otimizadas e controladas em tempo real para verificar todas as informações necessárias para uma gestão de frota eficaz.

Como funciona a telemetria?

Os dados sobre os veículos são gerados em tempo real, permitindo assim o acompanhamento detalhado sobre o estado do automóvel. 

O computador de bordo é essencial nesse processo, já que a telemetria é o sistema de gestão com todos os dados coletados. O sistema  normalmente é feito via wireless, seja rádio ou satélite, para identificar todas as informações. 

Geralmente, o  equipamento é instalado nos veículos, e as informações  chegam via wireless a um servidor, acessado pelo gestor. 

Os dados podem ser acompanhados em qualquer ambiente e trazem oportunidades para otimizar ainda mais o funcionamento dos processos. As informações geradas pelo veículo têm seu tráfego disponibilizado em uma rede conhecida como CAN (Controller Area Network).

O gestor pode fazer um mapeamento de acordo com o KPI necessário, apontando dados como quilometragem em percursos específicos, entre outras funções. A telemetria é uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo. No entanto, ele pode ser um complemento na hora de fazer a gestão de combustível, sendo possível fazer a integração de ambos os sistemas. 

Como a CTA Smart integra com a telemetria veicular?

A CTA Smart integra-se com diferentes empresas de telemetria. A principal vantagem é a integração de dados, não sendo necessário o preenchimento manual do horímetro no equipamento, com integração com telemetria este dado é automático, proporcionando um processo mais fluido na operação do CTA Pedestal ou CTA Mobile.

O equipamento CTA Smart é instalado ao lado da bomba de combustível ou no caminhão comboio, garantindo a segurança e a precisão de dados para a gestão da sua frota. Todas as informações relacionadas ao abastecimento da frota são enviadas em tempo real para o banco de dados e hospedadas na nuvem, tornando todo o processo de monitoramento mais seguro e prático. 

Como resultado, esse processo permite que a empresa monitore KPIs como as informações de quilometragem, consiga medir o desempenho dos veículos entre tantos outros indicadores..

Quais as vantagens de utilizar a telemetria veicular?

Gestores de frotas que desejam ter um controle sobre informações detalhadas da sua frota, têm ao seu favor a telemetria veicular, uma tecnologia que traz diversos insights para ações estratégica, confira alguns:

Prevenção de acidentes: através da telemetria, é possível monitorar o comportamento dos motoristas, identificando padrões de direção perigosa para aplicar as orientações adequadas e corrigi-los, reduzindo o risco de acidentes na estrada e preservando a segurança do funcionário.

Redução de custos: a telemetria tem um papel fundamental na redução de custos na frota de veículos. Essa economia se torna perceptível quando ajuda na escolha do melhor momento para realizar a manutenção, reduzindo multas por detectar comportamentos de direção perigosa e problemas veiculares, além da análise de consumo do combustível.

Controle de abastecimento: caso a sua empresa tenha o CTA Smart integrado, é possível monitorar cada gota de combustível. Se a sua frota de veículos não utilizar a integração, ela será capaz de fazer apenas a média de km rodados.

É importante ter o controle preciso para detectar padrões de consumo elevados, que facilitam na tomada de decisões para reduzir o desperdício.

Alertas de manutenção: a telemetria permite monitorar o desempenho dos veículos em tempo real, percebendo falhas e problemas mecânicos antes que se tornem graves, o que ajuda a reduzir os custos com manutenção e prevenção de atrasos na rota.

Monitoramento em tempo real: com a telemetria, é possível monitorar em tempo real diversos aspectos do veículo, como velocidade, consumo de combustível, temperatura do motor, entre outros, proporcionando mais controle sobre a frota.

Realize a capacitação dos motoristas: através de uma análise detalhada, a telemetria é capaz de informar o desempenho dos motoristas e identificar pontos de melhoria, possibilitando que a empresa forneça treinamentos específicos, o que ajuda a melhorar a eficiência da frota.

Precisão na análise de dados: A telemetria garante a coleta de uma grande quantidade de dados sobre a frota, o que ajuda a tomar decisões mais assertivas e a perceber oportunidades de melhoria.

Quais tipos de telemetria veicular existem?

Existem dois tipos de telemetria veicular disponíveis, a analógica e a digital. A telemetria analógica requer a instalação de sensores em áreas específicas do veículo, enquanto na telemetria digital, os dados são capturados de maneira mais precisa e confiável, dispensando a necessidade de sensores físicos.

Telemetria Analógica

Na telemetria analógica, a estratégia envolve a instalação de sensores em locais específicos do veículo, como no motor, no sistema de freios e na suspensão. Esses sensores são responsáveis pela coleta de informações analógicas, que posteriormente são convertidas em sinais elétricos e transmitidas a um dispositivo central. Neste dispositivo, os dados são processados e armazenados para fins de análise e monitoramento.

Telemetria Digital

Quando falamos de telemetria digital, a coleta de dados é realizada por meio de um dispositivo conectado à rede CAN (Control Area Network) do veículo. Esta rede é responsável pela captação de informações que se originam do sistema eletrônico do veículo. O dispositivo de telemetria digital é hábil na coleta de informações com grande precisão e segurança, eliminando a necessidade de instalar sensores físicos no veículo.

Como utilizar a telemetria na minha empresa?

O uso da telemetria se revela uma prática de grande utilidade para os responsáveis pela gestão de frotas de veículos, permitindo-lhes supervisionar e otimizar vários aspetos do desempenho da frota em tempo real. 

Essa abordagem pode gerar uma redução nos gastos desnecessários, além de proporcionar maior segurança e maior eficiência para a sua empresa. Dessa forma, podemos afirmar que a telemetria representa uma estratégia eficaz para administrar sua frota, viabilizando também a monitorização do consumo de combustível. 

A automação da CTA Smart é uma referência no cenário brasileiro, de medir de forma precisa os abastecimentos realizados nos postos internos de combustível de sua organização.

Todos os dados relacionados aos abastecimentos da frota são transmitidos em tempo real para o Sistema Web, com o banco de dados hospedados na nuvem, simplificando todo o processo de monitorização e tornando-o mais seguro e conveniente. 

Portanto, a solução CTA Smart também disponibiliza uma variedade de mais de 10 modelos de relatórios, possibilitando a leitura e compreensão sobre o consumo de combustível, bem como outras métricas relevantes.
Entre em contato com nossa equipe de especialistas, estamos prontos para auxiliar sua empresa a obter um controle mais eficaz sobre o consumo de combustível.

Posts Relacionados

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento Gestão de Frota

Segurança e controle: como a automação da CTA Smart contribui na Gestão de Abastecimento

A automação na gestão de abastecimento interno representa um avanço na administração da frota. Com o sistema, a sua empresa terá maior segurança e controle do diesel utilizado […]

CONTINUE LENDO
Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade Gestão de Frota

Como a Gestão de Abastecimento do Caminhão Comboio Impacta na Produtividade

Descubra como a tecnologia de automação pode impactar positivamente na gestão de abastecimento por caminhão comboio. 

CONTINUE LENDO

Inove a gestão da sua frota e começa a economizar diesel Hoje mesmo

FAÇA UM ORÇAMENTO